Espaço de Ensino Mirante do Rio já está em funcionamento

O Espaço de Ensino Mirante do Rio, novo local de aulas do Campus Básico da Universidade Federal do Pará (UFPA), já está em funcionamento. A liberação de uso do prédio ocorreu no último dia 8 de fevereiro, recebendo, inicialmente, estudantes dos Institutos de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Letras e Comunicação (ILC), Geociências (IG) e Ciências Exatas e Naturais (ICEN). Para a comunidade acadêmica, essa nova estrutura proporciona melhor suporte ao ensino de graduação na Universidade.

Durante este primeiro momento, ainda é comum professores e estudantes encontrarem dificuldades quanto à localização de salas de aula para cada curso. Por este motivo, a Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (Proeg) criou um mapa de localização. Para acessá-lo, clique aqui.

Estrutura - O Mirante do Rio possui 64 salas de aula com capacidade para atender de 40 a 60 alunos, de forma que podem estudar no local até 2 mil alunos, simultaneamente. O prédio conta, também, com nove elevadores, rede wi-fi e está completamente mobiliado e climatizado.

“Eu acredito que este novo espaço nos dá melhor suporte para realizar as aulas, além disso, ele proporciona um aproximamento dos cursos. Agora, alunos de graduações diferentes terão mais contato, pois, apesar dos antigos blocos de aula serem próximos, a estrutura não facilitava esse convívio”, ressalta o professor da Faculdade de Matemática Marcelo Vinhas Bertolini.

Administração - O Espaço, vinculado à Diretoria de Inovação e Qualidade de Ensino da Proeg, é gerenciado pela servidora Nilda Maria Andrade e conta com uma equipe de servidores e 12 bolsistas, além de profissionais terceirizados que realizam a limpeza e a segurança do local.

Adequações - Ainda neste período inicial, a proposta é realizar possíveis ajustes na organização do espaço, assim como na estrutura física do local. O estudante de Química Industrial Mário Sales destaca suas impressões sobre o ambiente. “Antes, nós não possuíamos um espaço como este, agora, temos novas carteiras, salas em bom funcionamento e acesso a suportes como wi-fi, no entanto ainda é preciso realizar alguns ajustes na iluminação do local e nos suportes de segurança”.

Prioridade - Segundo a profª. drª. Sheila Vilhena, diretora de Inovação e Qualidade de Ensino da Proeg, no momento, a prioridade é atender às demandas dos estudantes com necessidades especiais, assim como ajustar os pequenos reparos estruturais.

“Nós iremos nos reunir ainda esta semana com o intuito de atender às demandas mais urgentes da comunidade acadêmica, em especial as pessoas com deficiência visual. Ademais, nós resolveremos  com a prefeitura as demandas de médio e longo prazos, que dizem respeito ao piso tátil e à identificação das salas em braille”, assegura Sheila Vilhena.

Texto: Edielson Shinohara - Assessoria de Comunicação da UFPA.
Fotos: Alexandre Moraes

Publicado em: 22.02.2017 18:00