Seleção aberta para a Mobilidade Acadêmica Andifes/Santander

Com o objetivo de promover a melhoria do ensino de graduação e possibilitar novas experiências aos alunos da UFPA, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) torna público o edital da seleção de alunos para o Programa de Mobilidade Acadêmica Andifes/Santander para o ano de 2017. O projeto possibilita aos discentes da UFPA a realização de estudos em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) de outros Estados do País. As inscrições estão abertas até o dia 2 de março.

O edital prevê a oferta de 15 bolsas de auxílio por um período de seis meses, novidade em relação a edições anteriores do programa. Dessas 15 bolsas, cinco são oferecidas pelo convênio Andifes/Santander; e outras 10, pela UFPA. Os demais alunos selecionados irão compor o quadro de reserva para bolsas que poderão ser disponibilizadas posteriormente, em caso de desistência. O valor total de cada bolsa é de R$ 3.000,00, a serem pagos diretamente ao estudante, em cinco parcelas de R$600,00.

Segundo o professor Mauro Magalhães, representante da Proeg, a importância do programa está na possibilidade de fazer com que os estudantes obtenham outras experiências de graduação. “Estudantes que vão obter uma visão de como a Universidade Federal de Santa Maria ou do Ceará, por exemplo, estão ministrando seus cursos, na verdade, é um outro olhar, um outro foco, que, além de compor seu currículo na UFPA, serve de enriquecimento científico”, declara.

Inscrições e Requisitos - As inscrições para o programa podem ser realizadas somente via internet, por meio do site da Proeg. Além disso, o estudante que realizar a inscrição deve ter cursado, pelo menos, quatro períodos letivos do curso ao qual estiver vinculado e ter aprovação em todas as atividades curriculares previstas para os dois primeiros períodos do curso que está vinculado. Não será permitida a participação de alunos que já tenham participado de programa de mobilidade; alunos vinculados ao Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G) e alunos que estiverem cursando o ultimo ano de curso.

Seleção e Resultados - Os candidatos serão classificados de acordo com seu Coeficiente de Rendimento Geral (CRG) e serão selecionadas as 15 maiores pontuações. Ocorrendo empate, terá prioridade o candidato com menor tempo para conclusão do curso. Persistindo o empate, será selecionado o candidato com maior idade.

Além disso, resultado da seleção será divulgado na página da Proeg, às 14h do dia 2 de março. Os candidatos selecionados deverão comparecer à referida Pró-reitoria, no dia 3 de março de 2017, no horário das 8h às 12h, portando a documentação que será divulgada simultaneamente ao resultado.

Andifes/Santander - A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) no ano de 2003 resolveu estabelecer um acordo celebrado entre os coassociados com base em experiências de algumas IFES, entre elas a UFPA. Como a Universidade já recebia e registrava alunos em trânsito, esse modelo foi também utilizado na composição do Acordo Andifes.

Serviço:
Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional Andifes/Santander
Período de inscrições: 22 de fevereiro a 2 de março de 2017
Público-alvo: Estudantes de todos os cursos de graduação da UFPA
Acesse aqui o edital completo.
Outras informações pelo telefone (91) 3201-8830 ou pelo e-mail mobacademica@ufpa.br

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA.
Foto: Alexandre Moraes

Publicado em: 23.02.2017 18:00