Seminário discute formação de professores e relações étnico-raciais

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal do Pará (NEAB GERA/UFPA) realiza, entre os dias 8 e 10 de março, o VIII Seminário Nacional e o X Seminário Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais. O evento, que ocorre no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade (ICJ), Campus Profissional da UFPA, tem como objetivo proporcionar uma discussão que contribua para problematizar a questão étnico-racial nas políticas públicas educacionais existentes no País.

Segundo a professora doutora Wilma de Nazaré Baía Coelho, coordenadora do seminário, a importância do seminário reside no fato de que, por discutir as Diretrizes Curriculares Nacionais,  o evento favorece a reflexão sobre a diversidade cultural na educação  brasileira. “À medida que torna obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena, o MEC exige que a escola, os professores, os técnicos e os recursos pedagógicos sejam revistos e problematizados em função do redimensionamento e da reorientação dos estudos sobre a formação da sociedade brasileira”, explica.

Inscrições - O público-alvo do evento são professores da Educação Básica, tanto da rede pública quanto da particular de ensino. Porém graduandos, pós-graduandos e pesquisadores na área também podem participar. Nesse momento, estão abertas apenas para ouvintes e podem ser efetuadas acessando o site do evento.

Programação - A programação do evento conta com uma exposição, que retrata o percurso do Núcleo GERA nos últimos 10 anos, bem como o lançamento de livros sobre a temática, dois dos quais serão distribuídos aos inscritos. A conferência de abertura conta, também, com a participação do professor doutor Paulo Vinícius Baptista da Silva (UFPR).

Além disso, serão promovidos minicursos, oficinas e mesas-redondas sobre o tema das relações étnico-raciais, com participações de professores da UFPA e de outras instituições. Essas programações serão realizadas nos auditórios do IFCH, ICEN, ICSA e ITEC. Para saber a programação completa, acesse o site do evento.

Serviço:
VIII Seminário Nacional e  X Seminário Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais.
Data: 8 e 10 de março de 2017.
Local: Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade (ICJ). Minicursos, oficinas, mesas redondas e Grupos de Trabalho nos auditórios do IFCH, ICEN, ICSA e ITEC.
Mais informações nos sites do Seminário e do GERA.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA.
Arte: Divulgação/ evento

Publicado em: 27.02.2017 10:20