Na UFPA, Projeto Victório se volta para presença de animais no campus

Quem estuda, trabalha ou frequenta diariamente a Cidade Universitária José da Silveira Netto, em Belém, já viu e até conhece bem alguns dos 120 cães e gatos que vivem no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) na capital paraense. Mas a partir deste ano, os “amigos de patas” recebem uma atenção especial da administração superior da Instituição, graças ao início do funcionamento do Projeto Victório. Saiba mais sobre essa iniciativa na primeira reportagem do UFPA em Série-Animais. Boa leitura!

Símbolo de solidariedade - Victório foi um cachorro que nasceu com vários problemas de saúde. Como tantos outros, ele foi abandonado na UFPA, em Belém, e acolhido pelos voluntários do Projeto Peludinhos da UFPA. Em 2015, vários integrantes da comunidade universitária e também pessoas de fora da Universidade fizeram doações para ajudar nos tratamentos de saúde do cãozinho, que faleceu em decorrência de suas limitações físicas.

Assim, “o Victório se tornou um símbolo da situação dos animais domésticos errantes que vivem na Universidade, do trabalho dos voluntários que fazem o possível para cuidar destes cães e gatos e também de como, juntos, é possível interferimos, positivamente, na questão do bem-estar animal”, explica Leônidas Olegário, professor de Medicina Veterinária da UFPA e coordenador do projeto institucional da Universidade, que, a partir de 2017, atenderá os animais domésticos que foram abandonados no Campus Universitário do Guamá, na capital paraense.

Desde o início, a coordenação do projeto desejava nomear a nova ação com o nome de um dos “peludinhos da UFPA” e a indicação do “escolhido” foi feita pela direção e pelos voluntários da ONG, que atua há mais de 17 anos na Universidade.

Benefício também para a população humana - “Apesar de nunca termos medido esforços para cuidar dos nossos ‘peludinhos’, enfrentamos limitações para cuidar deles. Por isso estamos contentes com a parceria com a administração superior da Universidade, pois, agora, poderemos garantir a saúde deles e potencializar as chances de cada um encontrar um lar adequado e permanente”, conta Suely Palheta, coordenadora e fundadora dos Peludinhos da UFPA.

O Projeto Victório foi um compromisso de campanha do reitor Emmanuel Tourinho e funcionará em parceria com vários órgãos internos e também externos à UFPA, como o Conselho Regional de Medicina Veterinária, a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), o Ministério Público Federal (MPF), o Centro de Controle de Zoonoses de Belém e de Castanhal e ainda a ONG “Peludinhos da UFPA”.

O objetivo da parceria é promover a saúde e o bem-estar animal dos cerca de 120 cães e gatos do campus em Belém e, assim, incentivar o bem-estar e a saúde também dos humanos que frequentam o campus. Além disso, o Projeto Victório vai atuar com a ONG “Peludinhos da UFPA” para incentivar a adoção dos animais.

Cães serão tratados, castrados e encaminhados à adoção - Entre as medidas previstas pelo novo projeto, estão: a análise das condições de saúde dos cães e gatos da UFPA; a realização de exames laboratoriais, a vacinação e castração de todos os animais que vivem no campus; o levantamento estatístico das matilhas que vivem dentro da Universidade e em seu entorno; o implante de microchips em todos os “peludinhos da UFPA” para acompanhamento de cada um deles; a reestruturação de espaços provisórios de recolhimento para que os cães e gatos não fiquem mais soltos na Instituição e a realização de diversos eventos científicos e campanhas sobre saúde e bem-estar animal e ainda sobre a posse responsável de pets, que devem embasar a adoção consciente dos animais domésticos.

“Estamos juntos em prol desta causa tão importante para a UFPA e dialogando sobre o que pode ser feito para reduzir, ao máximo, a população de cães e gatos que vive na Cidade Universitária e, além disso, garantir condições adequadas para os animais domésticos, enquanto eles ainda permanecerem na Instituição. Mas precisamos do apoio de todos, comunidade interna e externa, e, por isso, convidamos a todos para conhecer o Projeto Victório e nos apoiar, cada uma à sua maneira, para a promoção da saúde e do bem-estar animal e humano”, convida Cristina Vaz, professora da Faculdade de Estatística da UFPA e coordenadora adjunta do Projeto Victório.

•  Leia nesta terça-feira, 28: Cães e gatos da UFPA serão recolhidos pelo Projeto Victório

>> Na UFPA, Projeto Victório se volta para presença de animais no Campus
>> Cães e gatos da UFPA serão recolhidos pelo Projeto Victório