Cães e gatos da UFPA serão recolhidos pelo Projeto Victório

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que existem pelo menos 52 milhões de cachorros em residências brasileiras, enquanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, em todo o país, 30 milhões de cães e gatos vivam nas ruas. Não há estatísticas oficiais sobre esses números em Belém, mas basta andar pelas ruas da capital paraense para ver animais domésticos abandonados e, infelizmente, essa realidade também adentrou pelos portões da Universidade Federal do Pará (UFPA). Por isso cães e gatos da UFPA serão recolhidos pelo Projeto Victório. Esse é o assunto da segunda reportagem do UFPA em Série-Animais.

Eram quase 11h da manhã quando um carro particular parou próximo à Reitoria da UFPA. Um Casal desceu com um cão e foi até o protocolo da Instituição. Minutos depois, entrou no veículo e deixou para traz uma cadela ainda confusa pelo abandono. Após algumas semanas, “Monalisa” foi adotada por um servidor da Universidade e ganhou um novo lar, mas nem todos os cães e gatos abandonados dentro ou próximo à Universidade têm tanta sorte.

Cães e gatos serão recolhidos - A partir de 2017, um novo projeto de extensão da Universidade Federal do Pará, o Projeto Victório, irá atuar para promover a saúde e o bem-estar dos animais domésticos errantes que circulam atualmente no campus e incentivar a adoção e posse responsável dos “peludinhos da UFPA”.

Entre as ações previstas pela iniciativa, está o recolhimento de todos os cães e gatos que atualmente circulam no campus. “Eles serão cadastrados; receberão microchips de monitoramento; também serão examinados, vacinados e castrados e, quando estiverem aptos para a adoção, terão seu cadastro divulgado no site do Projeto Victório e em todas as campanhas de promoção da adoção e posse responsável”, resume Cristina Vaz, coordenadora adjunta do Projeto Victório.

Mas, assim que estiverem em plenas condições de saúde e antes que encontrem um lar definitivo, os cerca de 120 cães e gatos que vivem na UFPA serão colocados em um Espaço de Vivência Temporária dos Animais para Adoção (Vitempaa). A infraestrutura será alocada, inicialmente, no Campus Básico e possuirá 30 baias com capacidade para receber até quatro animais cada uma. Também foram previstas no local espaço para atendimentos em saúde, banho de sol e atividades de adestramento dos cães.

No futuro, projeto deverá ser multicampi - O projeto arquitetônico da Vitempaa está sendo coordenado pela Prefeitura da UFPA. Eliomar Azevedo, prefeito do Campus; Jaqueline Sarmento, engenheira da Prefeitura; e Ana Lígia, coordenadora de Meio Ambiente da Prefeitura estão tratando desta frente de ação.

“O Vitempaa é um espaço temporário cuja estrutura poderá ser transportada para os demais campi até ser, finalmente, alocada próximo ao Hospital Veterinário da UFPA, em Castanhal. Por exemplo, assim que os quatro primeiros animais forem adotados, uma das baias ficará ‘desocupada’ e poderá ser transportada a outro campus da UFPA para a realização das atividades do projeto”, detalha o médico veterinário Leônidas Olegário, coordenador do Projeto Victório.

UFPA não terá abrigo e denunciará abandono e maus-tratos - A comissão responsável pela iniciativa reforça que o espaço não é um abrigo e de forma alguma receberá animais não cadastrados na Instituição.

Além disso, com o recolhimento dos cães e gatos, espera-se que não ocorram mais registros de mordidas ou situações de conflito entre os transeuntes e os “peludinhos”. Por outro lado, a partir de então, será mais fácil monitorar a circulação de animais, e os casos de maus-tratos e de abandonos de animais serão mais facilmente flagrados e investigados e, conforme o caso, encaminhados para investigações dos órgãos de Segurança Pública e Direito Ambiental existentes.

Espaço para “Peludinhos da UFPA” – Já os animais mais idosos e doentes, que atualmente recebem cuidados na sede provisória da ONG “Peludinhos da UFPA”, devem continuar a ser monitorados em um espaço diferenciado. Por isso o local para tratamento de animais enfermos será reformado e/ou realocado o quanto antes.

“Além do cuidado diário, esse local precisa estar apto para a atenção em saúde com os cães e gatos, como realização de exames, por exemplo. Além disso, infelizmente, temos alguns ‘peludinhos’ que sofrem com problemas incuráveis ou são muito idosos e, por isso, têm menos chance de serem adotados. É preciso que eles também recebam atenção”, aponta Leônidas Olegário.

Nesta quarta-feira, na terceira reportagem da Série sobre o Projeto Victório, entenda por que cuidar dos “Peludinhos da UFPA” é promover a saúde e o bem-estar também dos alunos, dos servidores e dos visitantes da Instituição.

• Leia nesta quarta-feira, 1º de março: Projeto Victório atenderá animais para garantir bem-estar humano

>> Na UFPA, Projeto Victório se volta para presença de animais no Campus
>> Cães e gatos da UFPA serão recolhidos pelo Projeto Victório