Progep promove Semana da Mulher, de 7 a 10 de março

A Universidade Federal do Pará realiza, no período de 7 a 10 de março, a Semana da Mulher, evento organizado pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep). A programação especial faz alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, e busca homenagear e valorizar as servidoras da UFPA e as colaboradoras terceirizadas.

O evento tem atividades previstas para diversos locais dos campi Belém e Ananindeua. Além de ser voltada para as servidoras e os servidores da Universidade, a programação também atende aos familiares. A Semana já ocorre nesse formato há dois anos e, nesta edição, traz o tema “Mulheres e Relações de Trabalho na Contemporaneidade”, que pretende discutir a diferenciação que ocorre entre homens e mulheres nas diversas relações de trabalho.

Programação – A celebração de abertura ocorrerá no dia 7 de março, às 9h, no Restaurante Universitário do Campus Básico, e contará com a presença do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, de pró-reitores e autoridades convidadas.

Entre as demais atividades do dia, haverá a apresentação do Coral Flor de Lótus, formado por servidores da UFPA, no Restaurante Universitário do Campus Básico. Durante a tarde, no Capacit, ocorrerá a palestra “A importância dos Músculos do Períneo na Saúde da Mulher e na Sexualidade”, com a professora doutora Cibele Câmara, da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

No dia 8, pela manhã, haverá um Cine Debate com o filme Estrelas Além do Tempo, no auditório do prédio anexo da Reitoria, organizado pela professora doutora Luzia Miranda e pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Moraes (Gepem). No dia 9, pela manhã, as atividades serão no Campus de Ananindeua, com a palestra “Voz e Saúde Vocal”, ministrada pela fonoaudióloga Bruna Cunha; e a roda de conversa “Assédio Moral e Relações Interpessoais”, coordenada pela assistente social Márcia Jacob e pelas psicólogas Gilce Tereza Albuquerque e Andrea Rodrigues Souza.

As demais ações do evento serão realizadas no hall da Reitoria. Às 13h do dia 9, ocorrem a palestra “Eu Mulher – Dicas para uma vida mais saudável”, com a doutora Priscila Gabriela de Souza Braga; e a Marcha de Mulheres da UFPA, organizada pelo Grupo de pesquisa Eneida de Moraes.

No mesmo dia, às 15h, haverá uma oficina de laços, ministrada por Denise Lima, que faz parte da Feira de Talentos de Servidores Artesãos da UFPA. Para essa atividade, é necessário efetuar uma inscrição, pois só serão ofertadas 10 vagas. Para se inscrever, basta preencher o formulário e enviá-lo para o e-mail sqv@ufpa.br.

No último dia do evento, 10 de março, será realizada uma sessão de massagem expressa e de design de sobrancelhas, organizada pelo Centro de Educação Profissional DNA, no hall da Reitoria. O evento encerra-se ao meio-dia, com entrega de brindes.

Além disso, a Exposição Fotográfica “Impressões, Mulheres da UFPA” ficará em exibição durante todo o mês de março. Nos dias do evento, ela ficará no Restaurante Universitário. Depois, passará para o Hospital Universitário João de Barros Barreto. Na terceira semana do mês, a exposição ficará no Campus de Castanhal, finalizando sua última semana de exibição na Reitoria. As fotos mostram as servidoras da UFPA em seus ambientes de trabalho, de maneira que as fotografias exibidas correspondem aos locais em que ficarão expostas.

Reconhecimento – O objetivo da semana é homenagear e valorizar as servidoras da Universidade e proporcionar mais qualidade de vida. Segundo Suzani Campos, uma das organizadoras do evento, a Semana da Mulher busca fornecer discussões para que a diferenciação entre homens e mulheres no ambiente de trabalho seja superada. “O evento foi pensado para que as mulheres tomem conhecimento de suas possibilidades dentro da Universidade e, com isso, possam se articular e obter conquistas”, aponta Suzani.

A realização da Semana da Mulher conta com a parceria da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, do Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Moraes, do Hospital João de Barros Barreto, da Geap-Autogestão em Saúde e do DNA-Centro de Educação Profissional.

Semana da Mulher
Data: 7 a 10 de março de 2017
Hora: 9h às 17h
Local: Restaurante Universitário; Capcit, Hospital Universitário João de Barros Barreto, hall da Reitoria, Campus de Ananindeua.
Acesse aqui a programação completa do evento.

Texto: Ana Paula Castro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação / Progep