Grupo de pesquisa realiza Congresso de Filosofia do Direito

Pesquisadores e estudantes vinculados ao Grupo de Pesquisa Tradição da Lei Natural realizam o Congresso de Filosofia do Direito, com o tema “Razão prática, lei natural e bem comum”. O evento ocorre no período de 8 a 10 de março. O congresso é uma oportunidade para estudantes da graduação e da pós-graduação entrarem em contato com profissionais da área, com o intuito de difundir a pesquisa do direito natural na Região Amazônica.

O evento é gratuito e aberto para todos os públicos. As inscrições podem ser realizadas po  meio do site Dialético. No final do congresso, serão emitidos certificados de 30h complementares aos participantes.

Segundo o coordenador do Grupo de Pesquisa Tradição da Lei Natural, professor Victor Sales Pinheiro, o evento é uma forma de valorizar as produções e os trabalhos dos estudantes do grupo. “Este evento é importante para a comunidade acadêmica conhecer um dos temas mais importantes da Filosofia do Direito e verificar como um grupo de pesquisa pode atingir um nível de maturidade e profundidade pelo diálogo”, declara.

Programação e convidados - O congresso contará com mesas-redondas, minicursos, conferências e a banca de mestrado de Elden Borges Souza, com o tema “A fundamentação ética dos direitos humanos em Tomás de Aquino: pessoa humana, bem comum e lei natural”. Além disso, serão convidados para ministrar esses eventos os professores Marcus Boeira (UFRGS), Saulo Matos (UFPA), Ricardo Dib Taxi (UFPA), além de Lívia Coutinho e Laise Pinheiro, que também refletem sobre temáticas relacionadas.

Grupo de Pesquisa Tradição da Lei Natural - O grupo de estudo debate textos selecionados da tradição da lei natural, com encontros quinzenais, além de promover plenárias mensais para tratar de todas as pesquisas envolvidas. A partir deste ano, o grupo pretende realizar congressos semestrais para compartilhar os estudos elaborados. O grupo conta, ainda, com uma Biblioteca de Lei Natural, com mais de 100 títulos, o que permite a expansão de sua pesquisa.

Congresso de Filosofia do Direito
Data: 8 a 10 de março.
Local: Auditório do ICJ, Campus Profissional da UFPA, no bairro Guamá, em Belém.
Inscrições gratuitas
Mais detalhes sobre a programação no site Dialético.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA.

Publicado em: 01.03.2017 10:05