Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Bloco da saúde faz arrastão no Hospital João de Barros Barreto

Marchinhas, confetes, serpentina e outros adereços animaram a programação carnavalesca do Hospital João de Barros Barreto (HUJBB), do Complexo Hospitalar da UFPA, realizada no último dia 24. O apelo da brincadeira foi alertar pacientes, funcionários e servidores da unidade quanto à prevenção de acidentes de trânsito e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST-Aids), e participar da doação de sangue. Para fortalecer o bloco do HUJBB nesta luta, estiveram presentes representantes do Departamento Nacional de Trânsito do Pará (Detran) e da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa).

Todo mundo caiu na folia, dos profissionais de saúde aos pacientes e gestores. O superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA, o médico e sociólogo Paulo Amorim, também entrou no ritmo. Além de parabenizar a todos pela iniciativa, comentou que "o grupo – formado por servidores que amam o seu semelhante – hoje (sexta-feira), deixa nítido que a alegria do ser contagiante traz conforto aos nossos pacientes que, porventura, se encontram internados neste período momesco e, assim, amenizam suas dores".

Isso expressou o que Robson Wander Malcher, que passou a noite acompanhando um parente internado na unidade, reiterou. "Fui surpreendido nos corredores com a cantoria das pessoas e, por estar cansado, senti novo ânimo. Embora hospitalizados, vi alguns pacientes sorrindo com a abordagem dos foliões da saúde", disse o acompanhante.

Resgate - "É muito bom ver esse resgate do carnaval aqui no Barros, o que aconteceu há vários anos", enfatizou a assistente administrativa e servidora da UFPA Isabel Oliveira. Para ela, foi melhor ainda por deixar claro que o carnaval não é só lazer, mas responsabilidade, com a realização das campanhas de prevenção à saúde.

A coordenação do evento foi da Unidade de Saúde e Segurança do Trabalhador, com Wellington Monteiro Lucas; Grupo de Humanização, Juramir Oliveira, e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Silvia Figueiredo Gomes. Eles contaram com o apoio de servidores, residentes e estagiários dos programas desenvolvidos no HUJBB. Para Wellington, a participação de toda a comunidade hospitalar superou as expectativas da programação, que teve o Encontro de Apoio Espiritual, às 15h, conduzida pelo coordenador regional da Pastoral da Aids/CNBB-Regional Pará e Amapá, Francisco Araújo.

Hemopa - Ainda na programação de carnaval, na manhã do último dia 21, nove servidores e médicos residentes do Barros Barreto foram doar sangue no Hemopa, para ajudar a garantir a demanda de sangue utilizada no hospital. O Hemopa encaminha para o Barros entre 200 e 350 bolsas de sangue por mês e o Ministério da Saúde preconiza que o hospital tem que repor pelo menos 50% das bolsas. Hoje, a média de bolsa reposta está entre 27% a 31%.

"Por isso o Barros precisa reforçar o quadro de doadores e realizar trabalho interno de captação hospitalar, que é uma equipe que reúne mensalmente para trabalhar isso no âmbito do hospital e com parceiros internos. Este mês, inauguramos essas ações, que vão acontecer ao longo deste ano, envolvendo diversos setores do hospital para aumentar o volume de doação", explicou Rian Gomes, assistente social da Fundação Hemopa, parceira do Barros Barreto.

Doença de Chagas - Além disso, a cardiologista Dilma de Souza, que coordena o Programa de Doença de Chagas do Barros, ministrou palestra sobre a doença, que deixa o doador permanentemente sem doar sangue. A ação do Barros esteve, também, incluída na programação do Carnaval com Saúde, realizada pelo Hemopa, entre 18 e 24 de fevereiro.

Texto e fotos: Cleide Magalhães e Edna Nunes – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA

Publicado em: 02.03.2017 17:00