Inscrições abertas para obtenção do Celpe-Bras 2017

Estão abertas as inscrições para a obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras 2017-1). O exame, oferecido pelo INEP, será realizado no Auditório Paulo Mendes, do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA - Campus Guamá. A prova, dividida em escrita e oral, começará às 9h do dia 23 de maio. O período de inscrições para o teste vai de 6 até 20 de março, com taxa de R$ 150.

Inscrições – Para participar da prova, o candidato deve preencher e confirmar o cadastro no site do Celpe-Bras e não se esquecer de imprimir o comprovante. As instruções para o pagamento da taxa de R$ 150 serão enviadas para e-mail indicado pelo inscrito.

A prova – A fase escrita do exame, feita em grupo, será realizada no dia 23 de maio, das 9h às 12h. No entanto a checagem da identidade dos participantes ocorrerá às 8h. Essa fase é divida em quatro tarefas baseadas em compreensão oral/escrita e produção escrita. Já a parte oral do Celpe-Bras é individual e deve ser agendada durante a inscrição, para horários entre a tarde do dia 23 até a noite do dia 24. Essa etapa consiste em um teste de conversação de 20 minutos entre o participante e um avaliador.

No dia do exame, é importante levar passaporte ou documento de identificação utilizado no formulário de inscrição para a verificação da identidade do participante. Sem os documentos, em caso de atraso, o candidato não participará da prova e não será reembolsado.

O resultado poderá ser acessado no site do Celpe-Bras por número de inscrição e por senha do participante.

Importância – O Celpe-Bras, na UFPA, coordenado pela professora doutora Myriam Crestian Cunha, é aplicado e aceito em empresas e instituições de ensino de diversos países. Inclusive, no Brasil, é exigido para firmar a entrada de estrangeiros nos cursos de graduação e de pós-graduação brasileiros e para validar diplomas de profissionais estrangeiros. Além disso, é o único certificado de Proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente pelo governo do Brasil.

Serviço:
Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros 2017-1
Inscrições: de 6 a 20 de março
Data: 23 e 24 de maio
Hora: a partir das 9h do dia 23 de maio
Local: Auditório Paulo Mendes do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA
Mais informações pelos e-mails celpebras@ufpa.br ou coordenacao.pecg.ufpa@gmail.com; pelo site;  pelo Manual do Celpe-Bras ou pelo número 0800-616161

Texto: Alice Palmeira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google