Proeg seleciona tutores para o PET/UFPA

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) abre edital para seleção de tutor do Programa de Educação Tutorial (PET/UFPA). O processo seletivo oferta uma vaga para docente da Faculdade de Geografia, O qual vai atuar no Grupo PET do curso, e uma vaga para docente de Pedagogia, para participar do Grupo PET Interdisciplinar.

Os professores selecionados vão exercer atividades nos grupos por três anos, com possibilidade do período se estender por mais três anos. A atuação no Grupo PET Interdisciplinar começa em abril de 2017; e no Grupo PET Geografia, em maio.

Requisitos - Para participar do processo seletivo, é necessário fazer parte do corpo docente da Universidade, nos cursos indicados, em regime de tempo integral e dedicação exclusiva. Também é exigido o título de doutor e o docente que desejar se inscrever não pode exercer funções gratificadas que precisem de dedicação por 40 horas semanais, como diretor(a) de faculdades ou institutos ou coordenador(a) de cursos de pós-graduação, entre outras. É importante que o docente comprove atuação em atividades de pesquisa e extensão e não possua nenhum outro tipo de bolsa.

Inscrições - A inscrição deve ser realizada por meio de um memorando endereçado à Proeg, informando o Grupo PET para o qual deseja se inscrever e com um checklist dos documentos necessários. Alguns deles são: Currículo cadastrado na Plataforma Lattes, atualizado e documentado; comprovação de vínculo e de regime de dedicação exclusiva com a UFPA, em documento emitido pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep); projeto com plano de atividades para os próximos três anos; e cópia do diploma de doutorado.

Para saber os demais documentos necessários, acesse o edital.

O memorando, com os documentos em anexo, deve ser entregue no Protocolo da Reitoria, no período de 3 a 10 de março de 2017.

Seleção - O processo seletivo será coordenado por uma comissão de avaliação designada pelo Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA-PET/UFPA) e será baseado na análise documental e do projeto, prevista para os dias 13 e 14 de março, e em entrevistas com os candidatos, previstas para o dia 17 de março. O resultado final será divulgado a partir do dia 23 de março.

Objetivos - O PET é um programa que busca associar ensino, pesquisa e extensão. Os grupos são organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do País. A proposta é que os estudantes, sob orientação de um tutor, realizam atividades extracurriculares que complementem a sua formação acadêmica.

O objetivo do programa é introduzir novas práticas pedagógicas na graduação, contribuindo para a consolidação da educação tutorial na prática dos cursos superiores, além de estimular a formação de profissionais e docentes de qualidade, visando ao exercício da cidadania e atentando para a função social da educação superior.

No PET, os tutores planejam e supervisionam as atividades do grupo, orientando os discentes. Também é função do tutor organizar os dados e as informações sobre as atividades do grupo, além de manter uma produção acadêmica bibliográfica regular, relacionada a essas atividades.

O PET/UFPA existe desde 1991 e é gerenciado pela Diretoria de Apoio a Docentes e Discentes da Proeg. Atualmente há 14 grupos, com o envolvimento de 14 professores tutores com titulação de doutor, aproximadamente 168 alunos bolsistas e 45 alunos não bolsistas.

Para mais informações, acesse o edital.

Texto: Ana Paula Castro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução  / Google