Proad lança 1ª Agenda de Compras de 2017

Com objetivo de facilitar a obtenção de material comum por parte das subunidades da UFPA, a Pró-reitoria de Administração (Proad) promove a abertura da 1ª Agenda de Compras de 2017. Com a Agenda, os Institutos, Campi e Núcleos da Universidade podem garantir o suprimento adequado e eficiente desses materiais pelas unidades solicitantes através da compra planejada.

A primeira agenda, destinada aos campi, aos núcleos e aos institutos da UFPA, será aberta no período de 6 a 10 de março. Já a agenda destinada às unidades da Administração superior ficará aberta no período de 20 a 24 de março. Após as solicitações, serão realizadas as ações de consolidação e o encaminhamento de empenhos aos fornecedores, além da distribuição dos materiais solicitados às unidades solicitantes. A próxima agenda só será aberta em agosto.

Importância - Segundo o pró-reitor de Administração, João Cauby, a importância do lançamento da Agenda de Compras está relacionada à necessidade de se planejar as aquisições dos bens de uso comum necessários ao desenvolvimento das atividades da UFPA. “A agenda garante preço, qualidade e condições de fornecimento que contemplem as efetivas demandas de suas diversas unidades e evitando-se o fracionamento das compras, atividade vedada pelos órgãos de controle”, declara.

Como realizar a solicitação - Segundo a coordenadora da Agenda de Compras, Selma Machado, as solicitações de material devem ser realizadas pelo Sistema de Informação de Materiais (SIMA). Para isso, o órgão solicitante deve possuir uma senha fornecida pelo Departamento de Almoxarifado e Patrimônio (DAP), órgão vinculado à Proad. O diretor da unidade solicitante deve enviar o memorando com o processo de solicitação ao DAP e realizar o procedimento descrito no SIMA. “É importante que a pessoa que for solicitar saiba onde está alocado o recurso da sua unidade para informar no site, só assim será possível realizar a solicitação”, destaca Selma.

Agenda de Compras - A Agenda de Compras da UFPA foi implementada em 2006 e tem como principal objetivo a melhoria do desempenho das atividades administrativas na área de compras. A agenda da UFPA busca otimizar as compras em preço e qualidade.

Assim, anualmente, por meio de pesquisas e de relatórios de demandas, a Agenda de Compras estipula, junto ao Almoxarifado Central desta UFPA, o levantamento estimativo das quantidades de materiais que poderão ser adquiridos nos próximos 12 meses para suprir as necessidades de troca de itens que tiverem atingido o final de sua vida útil, bem como dar andamento a projetos de padronizações de ambientes com a substituição de produtos em deterioração e ainda suprir demandas decorrentes de possível expansão da estrutura de pessoal da Universidade.

Para mais informações, entre em contato com a agenda através do e-mail agendadecomprasufpa@gmail.com, ou pelo site.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação