UFPA inicia atividades acadêmicas dos Programas de Residência Multiprofissional

Noventa profissionais da área da saúde iniciaram, nesta segunda-feira, dia 6 de março, as atividades acadêmicas dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os novos residentes irão atuar em hospitais de Belém, Bragança e Castanhal. A cerimônia de abertura oficial ocorreu no auditório da Faculdade de Odontologia, no Campus Guamá/UFPA.

A turma de residentes é formada por profissionais das áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Biomedicina e, recentemente, de Medicina Veterinária. Durante o período de dois anos, além de adquirir conhecimentos, os residentes vivenciarão as práticas do dia a dia de trabalho, com o objetivo de buscar a qualificação profissional na área de atuação escolhida.

“Quando o aluno sai da universidade, ele sai com uma formação acadêmica e, na residência, ele terá a prática, a vivência profissional, conhecendo, de fato, como o Sistema Único de Saúde (SUS) funciona, os problemas existentes, as dificuldades de relações nesse sistema, além do papel das políticas públicas. Esse conhecimento prático é fundamental”, enfatizou a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (CoReMu), Dirce Pinheiro.

A busca pelo aprenzidado e a vivência dos desafios da profissão são os principais objetivos da nutricionista Roberta Margalho. Como residente, escolheu a área de Saúde do Idoso para se especializar. “Nos hospitais, vou poder me aperfeiçoar para melhor atender a esse público específico.”

Para o enfermeiro Marcos Neres, a residência é uma forma de aliar ensino e prática sobre a área de Obstetrícia. “Na graduação, temos muita teoria e as aulas práticas são insuficientes. Eu acredito que a residência complementa o que aprendemos na graduação e nos permite estar mais próximos do paciente.”

Os Programas - Segundo a coordenadora da CoReMu, em virtude dos problemas econômicos do País, não houve oferta de novos Programas de Residência para 2017. Os Ministérios da Educação e da Saúde asseguraram manter os mesmos programas, os quais estão divididos em dez áreas de concentração: Saúde do Idoso; Atenção ao Paciente Crítico; Enfermagem Obstétrica; Saúde da Mulher e da Criança; Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial; Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais; Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Silvestres; Clínica Médica e Reprodução de Ruminantes e Equídeos e Atenção a Clínica Integrada.

Os programas caracterizam-se por ensino em serviço, constituindo-se em curso de Pós-Graduação Lato Sensu-Especialização, com duração de 2 anos. A carga horária é de 60 horas semanais, desenvolvidas em regime de dedicação exclusiva, totalizando 5.760 horas.

Programação -  O primeiro dia de atividades acadêmicas também foi marcado pela cerimônia de posse dos coordenadores da CoReMu. A coordenadora Dirce Pinheiro e o vice Nicolau Neto assumem a gestão para o biênio 2017-2019. Entre os planos dos novos coordenadores na CoReMu, Dirce Pinheiro destacou o fortalecimento da integração dos serviços de saúde com o ensino, por meio dos programas.

Também foram apresentadas aos novos residentes as coordenações e as equipes dos Programas de Residência vinculados à CoReMu/UFPA. Em seguida, participaram da conferência de abertura, intitulada “Residência e o SUS: realidades e desafios”, proferida pela coordenadora de Educação Permanente da Sespa, Sônia Baía.

A programação segue até a próxima quinta-feira, dia 9, com o Acolhimento Profissional e as atividades de serviço e ensino dos novos residentes nos hospitais e nas unidades acadêmicas.

Texto: Ericka Pinto - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Adolfo Lemos