Laboratório de Etnomusicologia da UFPA promove a III Jornada de Etnomusicologia

A III Jornada de Etnomusicologia, realizada pelo Laboratório de Etnomusicologia, da Universidade Federal do Pará, ocorre nesta terça, 7, no Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES), na Av. Gov. Magalhães Barata, 611, Nazaré. Confira aqui a programação. O evento tem como objetivos: Promover o diálogo de pesquisadores da Etnomusicologia com diferentes campos de conhecimento, entre os quais, a Educação, a Antropologia, a História, a Dança, as Artes Cênicas e Visuais, entre outros; contribuir para a produção e a socialização de pesquisas em Música no Estado do Pará; estimular a participação de estudantes de Graduação e de Pós-Graduação em Investigações Etnomusicológicas, ou em diálogo com a disciplina, além de favorecer o intercâmbio entre instituições de pesquisa em Música no Estado do Pará.

A jornada contará, principalmente, com a participação de pesquisadores, estudantes e músicos da Região Norte que apresentarão palestras e comunicações de pesquisas em andamento ou finalizadas. No que diz respeito à produção científica regional, ressalta-se a relevância do evento como meio privilegiado de divulgação, socialização e registro de pesquisas recentes que, além de corroborarem com a consolidação, no Pará e na Amazônia, da Etnomusicologia e de diversas searas da ciência com as quais a disciplina faz interface, trazem à tona discussões contemporâneas de interesse público, tais como a sustentabilidade regional por meio de manifestações culturais e musicais expressivas, a patrimonialização de bens culturais imateriais, a construção de identidades musicais, o desenvolvimento do turismo cultural, a valorização de saberes e fazeres tradicionais e de minorias, entre outras que tocam o desenvolvimento do Estado, especialmente nos âmbitos cultural, econômico e social.

Histórico - A I Jornada de Etnomusicologia foi realizada em 2014, realizada pelo Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia (GPMIA) e pelo Grupo de Estudos sobre Música no Pará (GEMPA), ambos da UFPA, e pelo Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM), da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Já a II Jornada de Etnomusicologia aconteceu em 2015. O evento também contou com a participação de pesquisadores, professores e alunos de graduação e pós-graduação, da UFPA e de outras IES.

O Laboratório de Etnomusicologia da Universidade Federal do Pará, criado em 2014, está vinculado ao Instituto de Ciências da Arte (ICA), à Escola de Música da UFPA e ao Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA. Congrega o Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia (GPMIA) e o Grupo de Estudos sobre Música no Pará (GEMPA), que têm como principal objetivo fomentar e produzir conhecimento sobre diversas práticas musicais existentes na Região Amazônica. Conta, ainda, com a colaboração do Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM), da Universidade do Estado do Pará.

Serviço:
III Jornada de Etnomusicologia
Data: Terça-feira, 7 de março de 2017
Local: PPGARTES, na Av. Gov. Magalhães Barata, 611, Nazaré.
Confira aqui a programação.
Outras informações sobre palestrantes estão no site do evento.

Texto e arte: Divulgação

Publicado em: 06.03.2017 17:00