Faculdade de Direito faz homenagem no Dia Internacional da Mulher

Com a intenção de agradecer aos vários anos de dedicação à UFPA, a Faculdade de Direito e o Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) realizaram, neste dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, uma homenagem à professora Marlene Freitas. A homenagem ocorreu na secretaria do Instituto, onde foi inaugurada uma nova sala de reunião, que recebeu o nome da professora. O momento teve a participação do pró-reitor de Administração, João Cauby, representando o reitor Emmanuel Tourinho, e dos diretores do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), professor José Heder Benatti e professor Antonio Gomes Moreira Maués, entre outros convidados.

Segundo a diretora da Faculdade de Direito, professora Valena Jacob, a homenagem à professora Marlene é muito significativa, principalmente quando se leva em consideração a data da homenagem. “O Dia Internacional da Mulher é um dia de luta para as mulheres do mundo inteiro. A professora Marlene representa toda essa luta. Seja como mulher, como mãe, seja como docente, a professora é motivo de muito orgulho para a faculdade”, declara.

De acordo com a professora Marlene, a homenagem prestada pela faculdade é de enorme significado após anos de trabalho. “Este fato me sensibiliza porque o seu significado não está restrito à condição do gênero, mas sim ao que nessa contemporaneidade do século XXI a mulher tem representado. Creio, também, que o mais importante de tudo isso seja o fato de a homenagem ser da iniciativa e da responsabilidade das duas mulheres que dirigem o curso de Direito”, disse.

Sobre a homenageada - A professora Marlene Freitas já realizou grandes feitos durante seus 43 anos de trabalho na UFPA. Ela foi a  primeira mulher a dirigir a Faculdade de Direito após 84 anos de sua criação, por meio de processo eleitoral em regime de voto universal de toda a comunidade. Além disso, foi a primeira diretora do atual Instituto de Ciências Jurídicas. Um marco significativo de sua gestão foi a interiorização do curso de Direito para os campi de Marabá e Santarém.

A professora também já foi vice-reitora da UFPA e exerceu, por duas vezes, o cargo de pró-reitora de Ensino de Graduação. Além disso, foi membro titular do Conselho Universitário (Consun) da UFPA, presidente da Câmara de Ensino (Consepe) e membro titular do Conselho Superior de Administração da Universidade.

Novo espaço - A nova sala de reunião da Faculdade de Direito, que recebe o nome da professora, é um novo espaço de apoio à docência, em que os professores podem orientar grupos e projetos de pesquisa e elaborar suas atividades acadêmicas. Além disso, o espaço conta com novos equipamentos que auxiliam as atividades dos professores, entre eles, está uma televisão destinada a videoconferências.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA.
Fotos: Adolfo Lemos

Publicado em: 08.03.2017 18:00