Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

PPGA forma primeira doutora de etnia indígena

A Universidade Federal do Pará (UFPA) tem a honra de contar em seu corpo docente, discente e administrativo, com mulheres incríveis que possuem histórias inspiradoras, como a nova doutora em Antropologia Rosani de Fatima Fernandes, que defendeu a tese intitulada Na educação continua do mesmo jeito: retomando os fios da história Tembé Tenetehara de Santa Maria do Pará, na última sexta-feira, 3 de março. Pertencente à etnia Kaingang, a profissional é a primeira doutora formada pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Federal do Pará.

O evento ocorreu no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade, com presença de professores de diversas Instituições de Ensino Superior (IES) do País, assim como membros da comunidade acadêmica da UFPA. A tese defendida foi aprovada e, em breve, estará disponível no site do PPGA.

Tema - O trabalho discute a saga dos Tembé Tenetehara das aldeias Jeju e Areal que são ditos "de Santa Maria do Pará", submetidos à catequese e civilização pelos Freis Capuchinhos Lombardos da Missão do Norte, em parceira com o governo do Pará no final do século XIX.

Segundo o estudo, a Antropologia é uma das áreas de maior engajamento em relação à defesa dos direitos dos povos indígenas no Brasil. “Em diversos contextos históricos, a parceria entre os indígenas e os antropólogos e essas novas formas de relacionamento possuem dimensões políticas e práticas, assim como teórica”, assegura Rosani Fernandes.

Ações Afirmativas - A UFPA possui diversos programas que combatem o quadro histórico de discriminação de que foram ou ainda são vítimas os grupos étnicos e raciais, colaborando com a realização da igualdade substantiva.

Entre essas ações, destaca-se a reserva de vagas para povos indígenas, como ocorre no PPGA, desde 2010. “Como orientadora de Rosani, sinto que as políticas afirmativas na UFPA vêm respondendo às demandas diferenciadas”, ressalta a doutora Jane Felipe Beltrão.

Convidados – Marcaram presença as especialistas em políticas indígenas para educação escolar indígena, doutora Adir Casaro, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), do Mato Grosso do Sul; doutora Luiza Mastop-Lima, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA); e o doutor Antônio Carlos de Souza Lima, do Museu Nacional, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (MN/UFRJ).

Participaram da banca examinadora as docentes doutoras Denise P. Schaan e Katiane Silva e o doutor Márcio Couto Henrique, como examinadores internos da UFPA.

Texto: Edielson Shinohara - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Adolfo Lemos

Publicado em: 08.03.2017 17:58