UFPA apresenta pesquisa sobre Mulher e mercado de trabalho em Belém

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o Observatório Paraense do Mercado de Trabalho (OPAMET) realizou o Seminário Café Econômico, com a temática “A Participação da Mulher no Mercado de Trabalho”. O evento ocorreu às 16h de ontem, 8 de março, na sala Multimeios do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UFPA-Campus Guamá (ICSA).

O evento contou com a presença de cerca de quarenta participantes, além das emissoras Liberal e Cultura. Sindicalistas também acompanharam o debate. “Foi muito rico, seja pela exposição do documento elaborado pelo Observatório, seja pela excelente intervenção dos debatedores. O texto foi extremamente bem recepcionado, seja por inferir dados que se referem ao dia a dia das trabalhadoras, como por sistematizar a situação”, relata o professor José Raimundo Trindade.

Programação – A comemoração lançou o artigo “Diálogos Sobre o Mercado de Trabalho: A Participação da Mulher no Mercado de Trabalho da Região Metropolitana de Belém na Última Década: Características e Problemas”, de Luciana Romeu e  Nonato Borges (membros do OPAMET). Logo após, foi aberta a discussão do tema, com a professora e antropóloga Socorro Amoras, a diretora de Formação do Sindicato dos Bancários do Pará, Tatiana Oliveira, e os membros do OPAMET Luciana Romeu, Caroline Barisão. A mesa-redonda será mediada pelo coordenador do Observatório, o professor doutor José Raimundo Trindade.

Importância - O documento, baseado na Pesquisa Nacional de Amostra a Domicílio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PNAD/IBGE) e da Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho (RAIS/MTb), entende a participação feminina no campo de trabalho historicamente para, enfim, analisar Belém atualmente. A pesquisa, juntamente com o debate, tem a função de apresentar dados importantes para a sociedade. Assim, todos os interessados no tema, especialmente alunos, trabalhadores e trabalhadoras, podem entender e discutir, com profundidade, o lugar da mulher no mercado trabalhista brasileiro.

OPAMET – O Observatório é um projeto de pesquisa e extensão do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFPA (PPGE/UFPA) juntamente com o Ministério do Trabalho (MTb). Em conjunto com outros observatórios, o OPAMET faz parte de uma Rede Nacional: o Observatório Nacional do Mercado de Trabalho (ONMT) (leia mais aqui). Essa rede analisa o mercado de trabalho, com a finalidade de empreender na pesquisa, no ensino e na extensão no Brasil.

“O dia internacional das mulheres é uma data de enorme importância social e acadêmica. O observatório tem uma agenda que busca oportunizar a ocorrência dessas datas e realizar eventos que possibilitem o tratamento mais detalhado (teórica e estatisticamente) de temas referentes às datas”, afirma o coordenador, José Trindade.

Mulher no Mercado de Trabalho – A presença feminina no campo trabalhista teve início durante a Revolução Industrial, em virtude da escassez de mão de obra masculina, somada ao fato de que as mulheres recebiam pouco. Ao passar dos anos, as mulheres conquistaram cada vez mais espaço no âmbito profissional. No entanto, mesmo estando no auge, as mulheres do século XXI ainda recebem uma baixa remuneração.

No Pará, não é diferente.“(...) entre cada dez mulheres em idade ativa de trabalho, cinco se encontram ou ocupadas ou em busca de ocupação. Por outro lado, as contradições são muito fortes: a taxa de desocupação feminina é quase o dobro da masculina, o que se reflete em maiores taxas de desemprego das trabalhadoras. Enquanto a taxa de desocupação feminina, em 2015, foi de 17,6%; a masculina foi de 10,15% (PNAD, 2015)”, explica o professor doutor José Trindade.

Texto: Alice Palmeira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Adolfo Lemos – Arquivo Ascom