Clube de Ciências da UFPA convoca professores para atividades de 2017

Estão abertas as inscrições para a seleção de estudantes universitários que tenham interesse em participar voluntariamente como professores-estagiários do Clube de Ciências da UFPA (CCIUFPA). As vagas são voltadas a estudantes das Licenciaturas em Física, Química, Biologia, Matemática, Licenciatura Integrada, Pedagogia, Ciências Naturais e de áreas afins. As inscrições seguem abertas até preenchimento de todas as vagas.

Os interessados devem participar do Ciclo de Formação para Estágio Voluntário no Clube de Ciências da UFPA. O evento de capacitação será realizado no dia 31 de março, ao longo do dia, e no dia 1º de abril, pelo turno da manhã, no auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCi).

Como funciona? - O clube, fundado em 1979 pela professora Terezinha Valim e, atualmente, coordenado pelo professor João Amaro, tem como foco a formação inicial dos professores-estágiários (alunos de qualquer graduação), para que estes trabalhem com a investigação científica como instrumento para o ensino das Ciências, Matemáticas e Linguagens.

Segundo o atual coordenador do clube, professor João Amaro, "o Clube de Ciências é um espaço que oportuniza a iniciação científica dos universitários na área de ensino. O nosso público são os alunos da licenciatura, os quais são orientados a elaborar e executar planos de aula usando a investigação científica como instrumento pedagógico e, a partir da observação e problematização dessa prática, também são orientados a fazer exercícios de produção científica na área de ensino, caracterizando este espaço como um laboratório didático/pedagógico.”

O projeto proporciona o ensino e a aprendizagem de Ciências e também de Linguagens a crianças e adolescentes, dos anos iniciais até o ensino médio. A equipe de coordenação do CCIUFPA seleciona, cataloga e padroniza alguns materiais didáticos, produzidos e testados com os sócios-mirins (cartilhas, manuais, jogos, modelos, softwares, sites etc.) e, no final do ano, é feita uma exposição em que pode ser visto o resultado das produções investigativas feitas pelos sócios mirins.

O Clube oferta turmas para alunos do 1º ao 9º anos do ensino fundamental e do ensino médio. Durante as aulas, os alunos trabalham com base na investigação científica como instrumento pedagógico de ensino.  O Clube de Ciências já está com matrículas abertas para  2017, com inscrições presenciais e vagas disponíveis até o limite de 25 alunos por turma.

• Serviço
Ciclo de Formação para estágio voluntário no Clube de Ciências da UFPA
Data: 31 de março, das 8h ás 12 e das 14h às 18; e no dia 1º de abril, das 8h às 12h
Local: Auditório do ICEN/UFPA