Mulheres são homenageadas nos Hospitais Barros Barreto e Bettina Ferro

Neste mês, o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA), que envolve as Unidades João de Barros Barreto (HUJBB) e Bettina Ferro de Souza (HUBFS), promove e recebe programações diferenciadas para comemorar o Dia Internacional da Mulher, ocorrido no último dia 8. As ações abraçam dezenas de pacientes, acompanhantes, profissionais e estudantes, e culminam com a exposição fotográfica "Impressões, Mulheres da UFPA". A exposição traz a participação da mulher durante os 60 anos da UFPA e está no Barros Barreto, de 14 a 17 de março, com organização da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) da UFPA.

Na manhã do dia 8, no Barros Barreto, houve a palestra "Cuidar com amor: a mulher como cuidadora familiar", com a professora Maria das Graças Souto Nascimento, da Associação Brasileira de Alzheirmer (Abraz-PA), dando início ao ciclo de palestras do Laboratório de Estudos do Luto e Saúde (Laels), da Unidade Psicossocial do HUJBB, que segue até novembro deste ano, para debater sobre a finitude da vida.

Maria das Graças relatou sobre sua experiência como cuidadora de pessoas com Alzheirmer, entre elas, sua mãe, e como aceitar a perda das pessoas que se ama. "Desde quando comecei no Laels, entendi como lidar com morte, o que foi possível a partir do tripé informação, participação e aceitação, porque, ao me informar, entendo o assunto e, consequentemente, o aceito", explicou. Segundo ela, que é hoje multiplicadora do grupo, esse processo a ajudou a aceitar até a perda da mãe, em 2005, um ano depois de fazer parte do laboratório.

Para a palestrante e coordenadora geral do Laels, a professora da Faculdade de Psicologia da UFPA, Airle Miranda de Souza, debater sobre o luto no dia dedicado à mulher tem relação. "Ao se falar de perda e luto, pensa-se apenas em perda e luto. Mas, ao compreender que é preciso se desvencilhar e perder para preencher, entendemos que falar desses assuntos, neste dia, é um ganho para todas nós, porque garanto que, após a palestra, perderemos e ganharemos um pouco de nós. No cotidiano, isso é importante, e falar de finitude não é perder, mas ganhar", esclareceu.

Comemoração – Ainda em comemoração ao Dia da Mulher, no dia 7, a Divisão de Segurança e Saúde do Trabalhador do HUJBB, em parceria com a Progep/UFPA, promoveu uma manhã de atividades com informação, dinâmicas e sorteio de brindes para as servidoras, fundacionais e colaboradoras terceirizadas.

Os Enfermágicos – No Bettina Ferro, no dia 8, os EnferMágicos levaram para o público ação que se dá por meio de apresentações marcadas pelo seu estilo educa-show em saúde envolvendo brincadeiras, músicas e animações voltadas ao tema  da menopausa e distribuição de brindes e rosas às homenageadas, além de show musical com a participação da cantora revelação da música paraense Camila Martins, com seu repertório empolgante para contagiar o público do Bettina.

O grupo Os EnferMágicos é parceiro do Hospital Bettina, por meio do Grupo de Humanização do HUBFS. Alguns assuntos já tratados pelo grupo com os usuários do hospital foram a importância de a pessoa ingerir água, alimentação saudável para os diabéticos na Amazônia e o combate ao mosquito Aedes aegypti, principal transmissor do vírus zika, o qual ocasiona também dengue e chikungunya, além da lavagem correta das mãos, para evitar o desenvolvimento de uma série de doenças como herpes, resfriados, conjuntivite e outras.

Texto e fotos: Cleide Magalhães e Edna Nunes – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA

Publicado em: 09.03.2017 18:00