Simpósio discute questões sobre o envelhecimento humano

O I Simpósio de Envelhecimento Humano será realizado no Auditório Setorial Básico da UFPA, de 22 a 24 de março de 2017. O evento busca apresentar estudos e pesquisas sobre os processos de envelhecimento humano, relacionando-os com as relações familiares e questões de violência e cuidado na terceira idade.

Fruto de uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) e o Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC), o evento procura agregar profissionais da saúde e assistência social, pesquisadores do envelhecimento humano e autoridades que trabalhem com a garantia de direitos da pessoa idosa, além de psicólogos e estudantes.

Inscrições - O interessado pode se inscrever para participar como ouvinte ou com envio de trabalho. Em ambos os casos, a inscrição é feita por meio de um formulário que deve ser preenchido e enviado para o e-mail ladsufpa@gmail.com. São 150 vagas e a submissão de trabalhos pode ser feita até o dia 15 de março. A atividade é certificada se o participante obtiver 75% de frequência. Para se inscrever e acessar as normas para envio de trabalhos, acesse o site do PPGP.

Programação – O evento contará com várias palestras sobre estudos de envelhecimento realizados por professores da UFPA e convidados de outras universidades, como a professora doutora Deusivânia Falcão, da Universidade de São Paulo (USP); a professora doutora Júlia Bucher-Maluschke, da Universidade de Brasília (UnB); e o professor doutor Ludgleydson Araújo, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Algumas das temáticas discutidas são os perfis de pessoas idosas em diferentes contextos na Região Amazônica; as representações sociais da terceira idade; violência intrafamiliar contra idosos, suas consequências psicossociais e cuidados necessários para prevenção; e as diferentes formas de envelhecer.

O principal enfoque do evento é a psicologia do envelhecimento, que estuda o comportamento e os processos mentais (sentimentos, pensamentos, atitudes, motivações, etc) de pessoas na terceira idade. Por isso, o simpósio vai homenagear a prof. da Faculdade de Psicologia Hilma Khoury, que é psicóloga e desenvolveu os primeiros estudos sobre envelhecimento na UFPA.

No evento, também haverá o lançamento do livro Velhices Temas Emergentes nos contextos psicossocial e familiar, organizado pelos professores Janari Pedroso (UFPA), um dos organizadores do simpósio, Deusivânia Falcão (USP) e Ludgleydson Araújo (UFPI).

Iniciativa - O I Simpósio de Envelhecimento Humano é uma ação do projeto de pesquisa "Um estudo exploratório da violência contra o idoso na região metropolitana de Belém: tipologias e dinâmicas familiares”, coordenado pelo professor Janari da Silva Pedroso, e foi financiado pela Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa).

I Simpósio de Envelhecimento Humano
Data: 22 a 24 de março
Local: Auditório Setorial Básico. Campus Básico da UFPA.
Inscrições e informações pelo site do evento.

Texto: Ana Paula Castro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes