Universidade da Terceira Idade abre inscrições para novos participantes

O Programa de Extensão Universidade da Terceira Idade (Uniterci) abre as inscrições para o Projeto Atualização Cultural na Terceira Idade, que busca trazer novos idosos para o programa. Durante os dias 13 e 14 de março, os idosos interessados poderão se inscrever na sala Kp10, bloco K do Campus Profissional da UFPA, no horário das 9h às 12h.

Exigências - Para participar, é preciso ter interesse no tema, disponibilidade no período da manhã e possuir a idade mínima de 55 anos. Não é necessário ser alfabetizado, pois a perspectiva do projeto é de inclusão dos idosos. Os documentos necessários são as cópias do RG e de um comprovante de residência, que devem ser apresentados no ato da inscrição, a qual funciona apenas presencialmente.

Como apenas 60 vagas estão disponíveis, aqueles que se inscreverem vão participar de uma seleção para entrar no Programa, a qual será realizada por meio da análise de uma ficha de inscrição, fornecida pelo Uniterci.

Valorização - Criado em 1991 pela Faculdade de Serviço Social, o Uniterci busca atualizar as pessoas idosas sobre seus direitos, discutir questões sociais que fazem parte do cotidiano desses idosos, compreender o processo de envelhecimento e empoderá-los, para que eles sejam sujeitos de direitos e possam lutar por uma velhice digna. Como objetivo maior, o Programa procura contribuir para uma nova concepção de velhice, visando a valorização dos idosos.

Projetos - O Uniterci funciona com quatro projetos. O primeiro deles é a Atualização Cultural na Terceira Idade, que é a porta de entrada para o programa. Ele funciona duas vezes na semana, de março a dezembro, com palestras, oficinas e atividades práticas sobre diversas temáticas que concernem aos idosos, tais como aspectos da legislação, processo de envelhecimento, nutrição etc. O objetivo maior do projeto é abordar as questões biológicas, psicológicas e sociais do envelhecimento.

Após esse ano na Atualização Cultural, os participantes do Programa podem se inscrever nos demais projetos, que são “Terceira Idade na Amazônia: Arte e Cultura”; “Corpo, Movimento e Qualidade de Vida na Terceira Idade”; e “A Terceira Idade em Educação Permanente nas Áreas de Graduação da UFPA”.

Conquistas - Maria Leonice Alencar, que coordena o programa, relembra de vários casos em que o Programa repercutiu de forma positiva para o idoso, desde aqueles que adotaram uma nova postura na convivência familiar, até aqueles que resolveram ingressar numa faculdade após passar pelo programa. “Nós temos também idosos que são multiplicadores, que levam o conteúdo que aprenderam aqui para dentro da comunidade onde ele está inserido e para o ambiente familiar”, conta a coordenadora.

Ela também considera como conquistas significativas a procura crescente pelo Uniterci, que chega a ter mais de 120 inscritos todo ano, e depoimentos de filhos dos participantes, que agradecem pela contribuição do programa na vida dos pais.

Parcerias - Para exercer suas ações, o Uniterci realiza parcerias com diversas instituições de dentro da Universidade, como as Faculdades de Psicologia, Fisioterapia e Turismo e os Hospitais Universitários João de Barros Barreto e Bettina Ferro, além de instituições de fora, como o Ministério Público Federal e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O programa também funciona como um campo de estágio, aliando ensino, pesquisa e extensão para seus bolsistas, voluntários e estudantes das instituições parceiras.

Atualmente, o Uniterci conta com Maria Leonice, coordenadora do programa e do Projeto “Terceira Idade na Amazônia: Arte e Cultura”; com o professor Luciano Gomes, que supervisiona o Projeto “A Terceira Idade em Educação Permanente nas Áreas de Graduação da UFPA”; e com a professora Andreia Melo, que atua no Projeto “Corpo, Movimento e Qualidade de Vida na Terceira Idade”. Também fazem parte do programa quatro assistentes sociais voluntários e três bolsistas Pibex.

Serviço
Inscrições para o Projeto “Atualização Cultural na Terceira Idade” do Programa Universidade da Terceira Idade.
Data: 13 e 14 de Março
Local: Sala Kp10, Bloco K do Campus Profissional da UFPA