I Cienex começa nesta segunda-feira,13, e integra ensino e extensão

O I Congresso Interinstitucional de Ensino e Extensão (I Cienex) ocorre nos dias 13 a 17 de março, em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). O evento busca integrar ensino e extensão, pela apresentação de atividades desenvolvidas em todas as instituições participantes e também nos seus campi.

O evento estava previsto para novembro de 2016, mas foi adiado por conta das ocupações nas instituições. As inscrições para apresentação de trabalhos dos projetos de extensão e de ensino terminaram em setembro de 2016, mas ainda é possível se inscrever no dia do evento para participar como ouvinte das palestras e painéis. As inscrições são gratuitas e a atividade é certificada.

Trabalhos – O I Cienex tem o objetivo de divulgar e avaliar os projetos de extensão e ensino das instituições participantes. Para isso, o Congresso contará, nesta segunda fase, com a exposição e apresentação desses trabalhos pelos bolsistas, acompanhados por seus coordenadores.

Os projetos foram inscritos de acordo com as oito grandes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; Linguística, Letras e Artes e Outros.

Ao todo, 1003 cadastros com resumo expandido foram registrados, dos quais, 951 foram homologados pelo coordenador do projeto, qualificando-os para a primeira fase avaliativa. Destes, quase 70% foram trabalhos de extensão. 480 autores escolheram apresentar seu trabalho na forma de comunicação oral, e 471 optaram pela apresentação em pôster. Ao final do processo, 861 projetos foram selecionados para apresentação no I Cienex, que é a segunda fase de avaliação.

Os extensionistas dos quinze projetos melhor avaliados durante o evento serão reconhecidos com o prêmio “Jovem Acadêmico” e terão seus trabalhos publicados em uma plataforma digital e eletrônica.

Programação da UFPA/Campus Belém – No Campus Belém da UFPA, o I Cienex começa na manhã desta segunda-feira, 13 de março, em uma mesa de abertura com os reitores das instituições participantes, representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, participantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), do Diretório Central dos Estudantes (DCE), do Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Pará (SindProifes), da Associação de Docentes da UFPA (ADUFPA) e do Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Pará (SindTifes), além dos pró-reitores de Extensão e de Ensino da UFPA.

No mesmo dia, haverá também um painel com os reitores das instituições organizadoras, falando sobre os desafios e as perspectivas da gestão da produção do conhecimento nas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES). Durante a tarde, ocorrerá o painel com o tema do evento, “Ciência, Poder e Responsabilidade”, com o palestrante convidado, o professor doutor Daniel Panzarelli, pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal do ABC (UFABC/SP) e vice-presidente do Fórum dos Pró-Reitores de Extensão (ForProex).

Na manhã do dia 14, todos os pró-reitores de Ensino e Extensão das instituições organizadoras participarão de um painel sobre a articulação estratégica entre as duas linhas para a formação acadêmica. No mesmo dia, pela tarde, haverá a apresentação de pôsteres dos trabalhos selecionados. Todas as atividades dos dois primeiros dias serão no auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN).

Nos dias 15 e 16, realizam-se as apresentações de comunicação oral dos trabalhos, que ocorrerão nos pavilhões de aula I, J, M e N do Campus Básico da UFPA.

No último dia de congresso, haverá a apresentação de uma carta, que tem o objetivo de manifestar formalmente propostas de políticas para o ensino, a pesquisa e a extensão nas instituições públicas de ensino superior.

Ao final de cada dia, haverá um encerramento com programação cultural, que será realizada pela Escola de Música da UFPA, pelo Sarau Cultural da UFRA e pelo quarteto musical do IFPA.

Diálogo – O I Cienex surgiu da Jornada de Extensão, que é realizada na UFPA há 18 anos. Com a crescente visibilidade do evento, outras instituições do Pará, Amapá e Rondônia manifestaram interesse em participar. Somado a isso, o desejo de integrar as atividades acadêmicas internas da Universidade com as demais IPES foi o que motivou a transformação da jornada em congresso.

A construção das ações decorreu de várias reuniões de planejamento com os pró-reitores, diretores e técnicos de ensino e extensão do IFPA, UEPA, UFRA e UFPA, coordenadas pelo professor Mauro Veloso, desde o primeiro semestre de 2016. Posteriormente, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica para servir como aporte legal para a realização do evento. E, a partir daí, o I Cienex passou a ter como coordenação executiva: Edval B. Campos, Miguel Santa Brígida (Proex) e Sheila Costa Vilhena (Proeg).

Bernadete Souto, da Comissão Acadêmica do I Cienex, afirma que foi um desafio convencer as pessoas dessa ideia, mas, depois, houve uma grande adesão por parte dos envolvidos. Ela também conta que promover um evento integrado tem sido um grande aprendizado. “É o estabelecimento de um diálogo que deve ser permanente. Acredito que as instituições públicas de ensino locais devem se unir para formar um pensamento crítico sobre a nossa região e acho que cabe às universidades cumprirem esse papel”, aponta.

I Congresso Interinstitucional de Ensino e Extensão (I Cienex)
Data: 13 a 17 de março de 2017
Horário: 9h às 18h
Locais: Campi da UFPA (Belém e interior – exceto Bragança, Ananindeua e Capanema); UFRA; IFPA.

Texto: Ana Paula Castro – Assessoria de Comunicação da UFPA.

Publicado em: 10.03.2017 18:00