Grupo de Trabalho discute Cidade, Imagem e Patrimônio

Os problemas das cidades modernas e a valorização contemporânea dos patrimônios culturais são assuntos muito discutidos nos estudos urbanos em geografia. Por conta disso o Grupo de Trabalho Cidade, Imagem e Patrimônio, coordenado pela professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), Goretti Tavares, e por outros professores de outras universidades do país, convida estudantes de pós-graduação em geografia e áreas afins a enviarem trabalhos para o XII ENANPEGE, que ocorrerá no período de 12 a 15 de outubro de 2017, em Porto Alegre-RS. Os interessados devem enviar seus trabalhos até o dia 15 de março. Mais informações na página do evento.

Segundo a professora Goretti Tavares, o envio de trabalhos é muito importante para socializar as pesquisas que vêm sendo realizadas sobre essa temática. “O caráter interdisciplinar do evento deve ser ressaltado. Por isso, a participação de pesquisadores e estudantes de pós-graduação de diferentes áreas de formação é tão fundamental”, completa.

GT - O GT Cidade, Imagem e Patrimônio vem trabalhando há vários anos de forma conjunta, trocando experiências com Laboratórios e desenvolvendo atividades tais como publicações, eventos científicos, participação em Bancas de Pós-Graduação e projetos de pesquisa. Além da professora Goretti Tavares, coordenam o grupo a professora Maria Tereza Duarte Paes (Unicamp); o professor Rafael Winter Ribeiro (UFRJ);  o professor Caio Augusto Amorim Maciel (UFPE); o professor Everaldo Batista da Costa (UNB); e a professora Simone Scifone (USP).

O objetivo do GT é refletir sobre as cidades a partir de suas relações com as imagens e os patrimônios culturais, a fim de elaborar novas possibilidades de estudos em geografia. Esta proposta desenvolvida no GT e articulada entre os Laboratórios de Pesquisa de seus coordenadores estimula a produção científica já em curso e auxilia na criação de novas abordagens geográficas sobre a temática da cidade, imagem e cultura.

ENANPEGE - O ENANPEGE é um evento promovido pela Associação Nacional de Pós-graduação em Geografia (ANPEGE). O tema escolhido para o evento é “Geografia, Ciência e Política: do pensamento à ação da ação ao pensamento”. A escolha deste tema se associa à conjuntura nacional vivida nos dois últimos anos e, tem como intensão convidar a comunidade geográfica brasileira, vinculada aos programas de Pós-graduação em Geografia, professores, estudantes de pós-graduação e profissionais que se dedicam à pesquisa em Geografia nos mais de 60 programas distribuídos pelo território nacional, ao debate e ação. Essa edição do evento será realizada em Porto Alegre.

Serviço:
XII ENANPEGE
Inscrição de trabalhos: 15 de março
Evento: 12 a 15 de outubro, em Porto Alegre-RS
Mais informações no site do evento.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 10.03.2017 17:00