I Cienex debate integração entre universidades amazônicas

O I Congresso Interinstitucional de Ensino e Extensão (I Cienex) começou nesta segunda-feira, 13 de março de 2017. O evento é uma parceria entre quatro das instituições públicas de ensino superior do Pará: Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). O congresso integra ensino e extensão por meio da apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes dessas instituições.

Abertura - A mesa de abertura foi composta pelo vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira; pelo reitor da UEPA, Juarez Antônio Quaresma; pelo reitor da UFRA, Sueo Numazawa; pelo pró-reitor de Extensão da UFPA, Nelson de Souza Junior; pelo pró-reitor de Extensão do IFPA, Fabrício Medeiros Alho; pelo pró-reitor de Ensino de Graduação da UFPA, Edmar Costa;  pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica, Alex Fiúza de Mello; pela representante da Associação dos Docentes da UFPA (Adufpa), Sandra Helena Cruz; e  pela representante do Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Pará (Sindtifes), Thaís Ranieri.

A mesa teve o objetivo de apresentar as autoridades institucionais envolvidas no evento, ressaltando a importância de se dialogar sobre ensino e extensão de forma conjunta, em favor da sociedade. Durante a apresentação, também foi destacada a importância da integração entre as universidades públicas de ensino superior para o progresso da Amazônia.

O professor Fabrício Alho, representante do IFPA, parabenizou a organização do evento, que aceitou o desafio de realizar um congresso interinstitucional e multicampi, e também ressaltou que a integração permite fortalecer ensino, pesquisa e extensão em cada uma das instituições participantes. “Esta primeira ação do Cienex é uma semente que está sendo plantada agora, uma ação pioneira e, daqui a alguns anos, nós vamos perceber, de maneira mais clara, esse fortalecimento”, afirma o professor.

Gestão – Depois da mesa de abertura, houve um painel com os representantes das quatro instituições, o qual abordou principalmente os desafios e as perspectivas da gestão de conhecimento nas universidades públicas. Diversas questões foram abordadas, como a relação assimétrica entre as universidades amazônicas e as do eixo sul-sudeste, a dificuldade de integração dessas universidades por meio da política multicampi e os desafios administrativos relacionados à formação do estudante em relação ao mercado de trabalho.

O vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira, afirma que a experiência do I Cienex é importante para se colocar as questões comuns às universidades amazônicas, mas ressalta aspectos particulares da UFPA. “O nosso grande desafio é pensar toda essa perspectiva a partir de uma política de inclusão, que nós temos como elemento central da nossa política, da nossa gestão”, conclui o vice-reitor.

Congresso – O I Cienex tem o objetivo de divulgar e avaliar, de forma integrada,  os projetos de extensão e ensino das instituições participantes. Os projetos foram inscritos de acordo com as oito grandes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; Linguística, Letras e Artes e outros.

Os trabalhos começam a ser apresentados nesta terça-feira, 14 de março, e continuam até o dia 17. As comunicações orais serão apresentadas nas salas dos blocos N e Q, do Campus Básico da UFPA, e os pôsteres ficarão em exposição no Centro de Eventos Benedito Nunes.

Os extensionistas dos quinze projetos melhor avaliados durante o evento serão reconhecidos com o Prêmio “Jovem Acadêmico” e terão seus trabalhos publicados em uma plataforma digital e eletrônica.

I Congresso Interinstitucional de Ensino e Extensão (I Cienex)
Data: 13 a 17 de março de 2017
Horário: 9h às 18h
Locais: Campi da UFPA (Belém e interior – exceto Bragança, Ananindeua e Capanema); UFRA; IFPA.

Texto: Ana Paula Castro – Assessoria de Comunicação da UFPA.
Fotos: Adolfo Lemos

Publicado em: 13.03.2017 18:00