UFPA recebe projeto da Facicon e CGU que monitora merenda escolar

Na manhã desta segunda-feira, 13, o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, acompanhado do pró-reitor de Administração, João Cauby, recebeu os professores Lidiane Dias, da Faculdade de Ciências Contábeis (Facicon); Kelly Farias, diretora da Facicon; Manoel Farias, diretor-adjunto do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), além de Marcelo de Paula e Fábio Braga, da Controladoria Geral da União (CGU), para a apreciação de projetos e ações que servirão de base para a assinatura, em breve, de um convênio entre a Universidade e a CGU.

Merenda escolar – Um dos projetos apresentados, sob o título “Ouvidoria ativa do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): Égua da merenda, João!”, coordenado pela professora Lidiane Dias, é de responsabilidade da Ouvidoria da CGU e conta com a participação da Facicon/UFPA e do Observatório Social de Belém.

As atividades no âmbito do projeto iniciaram-se em 2016, quando os estudantes da UFPA que dele participam capacitaram alunos de 15 escolas públicas de Belém para a utilização de um aplicativo desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), com o objetivo de fiscalizar a merenda escolar servida. Os dados são organizados em um banco para dar suporte às análises dos pesquisadores. O aplicativo foi desenvolvido com o apoio da Organização Humanitas 360, que incentiva projetos de engajamento social na América Latina.

“Não se trata de uma ferramenta de controle, mas de uma forma de colaborar com os gestores. O caráter é pedagógico”, disse Fábio Braga. “A parceria entre a Universidade, as escolas públicas e o órgão de controle dá mais credibilidade às nossas análises”, observou a professora Lidiane Dias. Segundo ela, o projeto envolve em torno de 16 mil estudantes de escolas públicas de Belém. Os dados obtidos por meio da coleta no aplicativo podem ser úteis para pesquisas em outras áreas do conhecimento, como Nutrição ou Administração. Por isso a importância de tornar públicas as ações do projeto.

Pesquisa – As ações relacionadas com o Laboratório de Inovação e Controle no Setor Público (LAIC/UFPA), também coordenado pela professora Lidiane Dias, foram abordadas no encontro e constituem trabalho em grupo. Ainda não há espaço físico para os pesquisadores envolvidos com as ações do referido laboratório, o que, entretanto, se espera resolver após o término das obras de expansão do ICSA.

“Seria interessante que os resultados das pesquisas fossem enviados à Administração Superior para embasar a tomada de decisões. Da mesma forma, podemos demandar pesquisas ao grupo com o mesmo objetivo”, comentou o reitor Emmanuel Tourinho.

Evento – Está previsto para o dia 24 de março, na Secretaria-Geral dos Conselhos Superiores Deliberativos (Sege/UFPA), um evento em que o Projeto de extensão “Ouvidoria Ativa do PNAE” e as ações do LAIC/UFPA serão apresentados ao público, culminando com a assinatura oficial do convênio entre a UFPA e a CGU.

Texto: Thaís Braga – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Adolfo Lemos