UFPA realiza o VI Encontro Universidade em Diálogos Sustentáveis

Nesta quinta-feira, 16 de março, ocorre, no auditório de Geociências, o VI Encontro Universidade em Diálogos Sustentáveis, com o tema “Os paradigmas metodológicos da educação ambiental”. “O tema desse encontro gravita em torno da preocupação com o desenvolvimento teórico-metodológico da educação ambiental e do apoio a quem deseja iniciar ou continuar uma incursão crítica na área, por isso convidamos o professor Alexandre Pedrini, referência na área, o qual abordará alguns dos principais paradigmas metodológicos atualmente adotados em pesquisas”, afirmou Marilena Loureiro, coordenadora dos Diálogos Sustentáveis e do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM/UFPA).

Programação – Às 9 horas, após a mesa de abertura, ocorre a conferência “Os paradigmas metodológicos da educação ambiental”, que será ministrada por Alexandre de Gusmão Pedrini, professor doutor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e credenciado no Mestrado em Formação Científica para Professores de Biologia do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Em seguida, às 11 horas, será realizada a defesa da dissertação A política de educação ambiental como instrumento para gestão integrada dos recursos naturais no Estado do Pará: Um estudo de caso do município de Paragominas, que será feita por Fidelis Martins da Paixão, aluno do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM), do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A banca avaliadora será formada pela professora doutora Marilena Loureiro da Silva (PPGEDAM/UFPA); professora doutora Luiza Cunha Mendes Teixeira (PPGEDAM/UFPA) e pelo professor doutor Alexandre de Gusmão Pedrini (UERJ/UFRJ).

No período da tarde, às 14 horas, Fidelis Martins da Paixão falará sobre o “Movimento em Rede na construção do IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental (FBEA)”. O IX FBEA terá como tema gerador “Uma releitura crítica das políticas da educação ambiental brasileira: Repercussões da Política (PNEA) e Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA)” e como objetivo geral fortalecer a diversidade da Educação Ambiental brasileira, em suas diferentes matizes, por meio da defesa dos direitos e das conquistas alcançadas por meio das políticas públicas do campo socioambiental.

Às 16 horas, ocorre a mesa-redonda sobre “Os paradigmas metodológicos da Educação Ambiental na Amazônia Paraense”, com a presença da professora doutora Maria Ludetana Araújo, do Instituto de Educação (ICED/UFPA); Socorro Andrade, da Estação Científica Ferreira Penna, do Museu Paraense Emílio Goeldi (ECFP/MPEG); Dayse Costa, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec); e Ronaldo Silva, músico do Instituto Arraial do Pavulagem. A mesa terá como mediador Alexandre de Gusmão Pedrini.

Para encerrar a programação do VI Encontro Universidade em Diálogos Sustentáveis, ocorre, às 18h, o lançamento do livro Os paradigmas metodológicos da Educação Ambiental e da cartilha Recicléia em Escola Sustentável e Com Vida”.

Quintas Ambientais - O seminário faz parte das atividades do Projeto Universidade em Diálogos Sustentáveis: Quintas Ambientais, que tem como objetivo ampliar as discussões sobre a Política Ambiental Nacional e, especialmente, na Amazônia. O primeiro seminário aconteceu em março de 2016 e teve como tema "Conservação de Recursos Hídricos". O segundo encontro foi em junho, com o tema "Educação Ambiental Crítica e Transformada, Principais Desafios e Perspectivas". O terceiro aconteceu em agosto e abordou "A Política Nacional de Educação Ambiental: Trajetórias e Cenário Atual". O quarto foi realizado em setembro e tratou da "Educação Ambiental com ênfase em espaços educadores sustentáveis". O quinto teve como tema “Teoria e Pesquisa em Meio Ambiente e Educação Ambiental na Amazônia".

Serviço:
VI Seminário Universidade em Diálogos Sustentáveis
Tema: Os paradigmas metodológicos da educação ambiental
Data: 16/03/2017.
Hora: 8h30 às 12h e das 14h às 18h
Local: Auditório Setorial Básico, UFPA - Guamá.

Texto: Lucila Vilar
Arte: Divulgação