Ex-estudante do PPG-Física recebe menção honorífica em prêmio nacional

O ex-estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Física da UFPA (PPGF), Caio Macedo, atualmente bolsista PNPD/Capes no Programa, recebeu Menção Honorífica no Prêmio José Leite Lopes de Melhor Tese de Doutoramento de 2015 da Sociedade Brasileira de Física, um dos prêmios mais importantes da área. Além disso, Caio já havia recebido Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2016, com o mesmo trabalho.

A tese de Caio, intitulada Compact objects in general relativity and beyond, trata sobre a fenomenologia de objetos gravitacionais compactos. Estes objetos possuem um campo gravitacional extremamente forte.  A tese procura descrever várias características de objetos compactos além de encontrar novas soluções em teorias alternativas à gravitação einsteiniana.

De acordo com Caio, o reconhecimento do trabalho científico é um objetivo almejado por todos os cientistas. “Sinto-me extremamente honrado e feliz por ter recebido ambas as menções, tanto da Capes quanto da SBF. Além disso, para mim é uma imensa satisfação carregar o nome da UFPA nestas distinções acadêmicas. A UFPA deu-me suporte em todos os níveis de conhecimento: graduação, mestrado e doutorado”, destaca.

Segundo o professor Luís Carlos Bassalo Crispino, orientador de Caio na tese e coordenador do PPGF, os apoios que o estudante recebeu durante toda a sua pós-graduação foram fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa. “O Caio teve a oportunidade de fazer várias viagens para a Europa durante a sua Pós-Graduação. Estas viagens foram custeadas por alguns projetos aprovados pelo PPGF/UFPA, um deles com financiamento da União Europeia”, declara o professor. “Entre os trabalhos publicados pelo Caio e relacionados à sua tese, há alguns que resultaram de colaborações com pesquisadores de diferentes países, mas também há trabalhos totalmente gerados e desenvolvidos no âmbito do PPGF”, acrescenta.

Crispino faz questão de registrar o significativo apoio da Administração Superior da UFPA que o PPGF tem recebido. A título de exemplo, menciona que “o ex-aluno Caio Macedo apresentou um dos trabalhos que constituem sua tese em uma conferência internacional realizada na China, em outubro de 2013, com passagem paga pela UFPA”. “Apoios como este têm sido fundamentais para o desenvolvimento da UFPA como um todo e também têm responsabilidade por este tipo de conquista - somos muito gratos à UFPA por isso”, conclui o professor.

Premio José Leite Lopes - O Premio José Leite Lopes foi criado pela Sociedade Brasileira de Física com o propósito de estimular e valorizar o trabalho de qualidade na Física e Ensino de Física, que culminaram com a apresentação e aprovação de uma tese de doutoramento em programa brasileiro de pós-graduação avaliado pela Capes. Neste ano, foram selecionadas uma tese premiada e três teses como menção honrosa.

PPGF - O Programa de Pós-Graduação em Física da UFPA (PPGF-UFPA) foi iniciado em março de 2003, somente com o curso de mestrado em Física, com nota 3 na Capes. Na avaliação do triênio 2007-2009, o curso foi promovido para a nota 4 na Capes. Já o Curso de doutorado do PPGF teve início em 2010 e até o final do ano de 2015 formou 13 doutores. É o único curso de doutorado em Física de toda a Região Norte do Brasil.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 15.03.2017 17:58