Serviço da UFPA oferta auxílio para contribuintes do Imposto de Renda 2017

Já começou o prazo para a entrega das declarações do Imposto de Renda 2017 e para ajudar quem ainda tiver dúvidas de como acertar as contas com a Receita Federal, a Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Pará (UFPA) oferece um serviço de orientação aos contribuintes. A ação é realizada pelo Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF/UFPA), por meio de um convênio da Universidade com a Delegacia da Receita Federal de Belém (DRF/Belém).

O atendimento ocorre às segundas, terças e quintas, das 9h às 12h, no período de 16 de março a 27 de abril, sob a coordenação geral do professor Pedro Borges Junior, no Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Ciências Contábeis (FaCiCon), localizado no 2º andar do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), no Campus Profissional da UFPA, no bairro Guamá, em Belém.

Segundo o professor Manoel Farias, do Núcleo de Prática Contábil da UFPA, no ano passado, foram realizados quase 100 atendimentos durante os 11 dias da ação. A maioria era da comunidade externa, como aposentados, pensionistas e funcionários dos setores público ou privado. Também foram atendidos técnicos, alunos e professores da Universidade.

Ao todo “55% dos atendimentos realizados foram para orientação e envio da declaração, 28% foram somente para orientação e 17% iniciaram o atendimento, mas não retornaram para concluir”, explica o professor. Para Manoel Farias, o serviço é importante como atividade de extensão da Faculdade de Ciências Contábeis, voltado ao atendimento da comunidade interna e externa.

“Atividades de extensão de serviços e interação com a comunidade são essenciais ao desenvolvimento do Projeto Pedagógico do Curso de Contabilidade, porque contribuem com a aplicação e o desenvolvimento de novos conhecimentos, habilidades e atitudes dos nossos estudantes e, consequentemente, com a qualidade da formação do futuro contador egresso da UFPA”, reforça o professor Manoel Farias.

O serviço oferta, além da orientação, o preenchimento e o envio da declaração. É realizada uma entrevista com o contribuinte para saber o que será necessário para fazer a declaração, a partir de informações tais como: se é a primeira declaração do contribuinte ou se já fez outras; quantas fontes de renda o contribuinte possui; os gastos que efetuou com despesas médicas, escolares e se possui dependentes, entre outras.

O interessado no serviço sobre o imposto de renda 2017 pode levar os documentos e os comprovantes já na primeira visita, tais como: declaração do imposto de renda do ano anterior; comprovante de rendimentos do declarante e dos seus dependentes (se for o caso); extratos de contas bancárias para fins da declaração do imposto de renda; comprovantes de gastos com saúde, educação e/ou aluguel, próprios do cônjuge e dos dependentes; lista dos dependentes (nome completo, data de nascimento e CPF, se com 12 anos ou mais); documentos que indiquem variação patrimonial (bens e direitos) em 2016, por exemplo, compra ou venda de imóveis, veículos, ações, participações, etc., gastos com construção de imóveis, documentos de financiamento ou empréstimos; outros que poderão ser solicitados a partir da entrevista. No momento, o atendimento é voltado somente para pessoas físicas.

• Serviço:
Faculdade de Ciências Contábeis da UFPA presta orientação sobre a Declaração do Imposto de Renda 2017.
Período: de 16/03 a 27/04
Horário: das 9h às 12h, às segundas, terças e quintas-feiras.
Local: Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Ciências Contábeis, localizado no 2º andar do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), no Setorial Profissional do Campus da UFPA no Guamá.
Informações: piepexfacicon@gmail.com ou (91) 3201-8044.

Texto: João Pedro Bittencourt – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google