Cotidiano de etnias indígenas é retratado em exposição do PPGL

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade Federal do Pará (UFPA), recebe até o dia 27 de março a exposição “Olhares de um Inquiridor do Atlas Linguístico do Português em Áreas Indígenas”. As obras retratam o cotidiano de diversas etnias indígenas dos estados do Pará e Maranhão. O projeto é parte da tese defendida por Regis José Guedes, no dia 04 de março. A visitação é gratuita e pode ser realizada por toda comunidade.

A exposição surgiu a partir de pesquisas de campo realizadas durante a atuação do expositor no projeto Geossociolinguística e Socioterminologia (GeoLinTerm) do PPGL, o qual vislumbra a  concretização de um Atlas Linguístico do Português em Áreas Indígenas (ALiPAI).

Cotidiano - Os registros fotográficos, feitos por Regis Guedes em parceria com a doutoranda Eliane Oliveira da Costa, também do PPGL, retratam o cotidiano de 05 etnias indígenas: os Tembé do rio Gurupi; Suruí Aikewára, de Marabá; Asuriní do Tocantins, de Tucuruí; Guarani Mbya, de Rondon do Pará; e os Guajájara, do município de Barra do Corda, do Maranhão.

“Nós fizemos várias viagens, com duração média de 15 dias, às aldeias, e entrevistamos informantes indígenas sobre suas percepções sobre o português e as línguas indígenas. As fotografias falam sobre o clima nas aldeias, as moradias e, sobretudo, os próprios índios”, assegura Regis Guedes, expositor.

Mapeamento - O projeto ALiPAI, aprovado pelo conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), realiza um mapeamento geolinguístico do português falado por indígenas nos estados do Pará e Maranhão.

O projeto é vinculado ao Atlas Sonoro das Línguas Indígenas do Brasil (ASLIB) e possui o apoio do Laboratório de Línguas Literaturas Indígenas da Universidade de Brasília (UnB).

Serviço
Exposição fotográfica “Olhares de um Inquiridor do Atlas Linguístico do Português em Áreas Indígenas”
Data: Até o dia 27 de março de 2017.
Local: Prédio do PPGL da UFPA, Campus Básico, Guamá.

Texto: Edielson Shinohara - Assessoria de Comunicação da UFPA.
Fotos: Divulgação/Exposição

Publicado em: 15.03.2017 17:58