Propesp faz treinamento para sumissão de projetos ao Pibic

Estão abertas as inscrições para a segunda etapa de treinamento de uso do Módulo de Pesquisa do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, o SIGAA. Os docentes da Universidade Federal do Pará interessados em submeter propostas de projetos ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIC) deverão participar da capacitação, que ocorrerá nos dias 27 e 28 de março, no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), no Campus Profissional da UFPA.

A inscrição para o treinamento deve ser feita no Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) e segue até esta sexta-feira, 17 de março. A iniciativa é da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC).

A diretora de Pesquisa da Propesp, Germana Araújo Sales, reforça que o docente que não cadastrar o projeto de pesquisa no SIGAA ficará impossibilitado de concorrer às bolsas Pibic (2017/2018) e reiterou a necessidade da participação dos pesquisadores no treinamento: “Serão dois turnos de treinamento e a participação dos pesquisadores é fundamental para a compreensão do uso do Sistema.”

Etapas do Treinamento - Na primeira etapa da capacitação, os pesquisadores receberam informações referentes ao cadastro dos projetos, que é pré-requisito para a inscrição no Pibic.

Neste segundo momento do treinamento, além de reforçar o conteúdo sobre o processo de cadastro e gerenciamento dos projetos de pesquisa, serão repassadas informações sobre a utilização das ferramentas de importação e validação do Currículo Lattes do pesquisador, cadastros de planos de trabalho e de bolsistas, disponíveis no Portal do Docente do SIGAA.

“É fundamental que o docente participe desse segundo momento do treinamento, porque todo processo para a submissão de projetos ao Pibic começará no dia 17 de abril e, até lá, nós esperamos que todos os professores estejam habilitados para realizar esse processo de uma forma independente”, frisou Germana Sales.

As atividades serão ministradas no auditório do ICJ, em horários diferentes. No dia 27 de março, será às 14h, e no dia 28, às 9h.

Serviço:
2ª Etapa de Treinamento de docentes para projetos de pesquisa no SIGAA.
Inscrição: até 17 de março de 2017 – pelo site do SIGRH
Datas do 2º Treinamento: 27 e 28 de março de 2017
Horário: 14h (dia 27) e 9h (dia 28)
Local: Auditório do ICJ – Campus Profissional do Guamá
Informações: (91) 3201-7971/ 7527 e 8076 ou pelo site da Propesp.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Arquivo/Ascom (Alexandre Moraes)

Publicado em: 16.03.2017 18:00