Direito e Publicidade recebem nota 5 no Enade 2015

O  Ministério da Educação (MEC), com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), divulgou o resultado do Exame Nacional de Desempenho 2015 (Enade), que mede a qualidade das instituições e dos cursos de Educação superior do País. De acordo com esses indicadores, os cursos de Direito e Publicidade e Propaganda da UFPA receberam nota 5, a nota máxima, e estão entre os mais bem avaliados do Brasil.

Nesta edição do Enade, na UFPA, foram avaliados os cursos de Bacharelado em Administração, Direito, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Psicologia. Além dos cursos que receberam a nota máxima, destacam-se os cursos de Jornalismo, Psicologia e Administração, que receberam nota 4.

Avaliação dos cursos - Segundo o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Edmar Costa, esse ciclo avaliativo começa a refletir a qualidade dos cursos oferecidos pela UFPA, que deve ainda se beneficiar de investimentos em infraestrutura e na modernização dos projetos pedagógicos dos cursos. “Os conceitos 5 obtidos pelos cursos de Direito e de Publicidade e Propaganda refletem o maior comprometimento dos alunos em resolver o Exame, além de indicar que os concluintes que fizeram o exame saem da Instituição com uma boa formação na área de seus cursos de graduação.

A diretora da Faculdade de Comunicação da UFPA, professora Rosane Steinbrenner, também cita o compromisso dos alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda em participar dessa etapa de avaliação. “As notas 4, muito bom, e 5, excelente, refletem, fundamentalmente, que nossos alunos estavam aptos a responder às questões formuladas, como também demonstram o reconhecimento de um processo de melhorias do curso, consequência dos processos coletivos de luta e reivindicações, que foram acatadas e apoiadas pela Reitoria da UFPA e tiveram importante protagonismo dos alunos”, declara.

Para a professora Valena Jacob, diretora da Faculdade de Direito, a nota máxima obtida pelo curso é fruto do trabalho e do empenho de todo o corpo técnico da Faculdade. “Estamos muito felizes com o resultado. A permanência da nota máxima em relação à última avaliação demonstra a qualidade do nosso curso. Acima de tudo, esta vitória é em decorrência de um grande trabalho em equipe”, disse a professora.

Enade - O Enade é aplicado pelo governo federal, com o objetivo de medir a qualidade e o aprendizado de estudantes de graduação que ingressam e se formam nas instituições de ensino superior. No Exame, são cobrados conteúdos específicos de cada curso, segundo suas diretrizes curriculares nacionais. Embora seja a etapa mais visível do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), vinculado ao MEC, o Enade, não é a única forma de avaliação do ensino superior no país.

O desempenho dos estudantes no Exame contribui para gerar o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que, por sua vez, gera o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Os conceitos abaixo de 3 são considerados insatisfatórios e recebem visitas de avaliadores do MEC para corroborar ou alterar o conceito obtido preliminarmente. A próxima edição do Exame ocorrerá ainda neste ano, e o edital deve ser publicado em breve pelo INEP.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google