Recepção do Hospital Bettina ganha novo modelo de atendimento

Nesta sexta-feira, dia 17, às 15h, ocorre a inauguração da nova recepção principal do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, no Campus IV da Universidade Federal do Pará (UFPA), no Guamá. O espaço passou por processo de revitalização e ambientação, trazendo uma nova proposta de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Os recursos necessários às melhorias giraram em torno de R$ 35 mil, oriundos de doações feitas ao hospital, por meio de eventos realizados com o apoio de vários parceiros, como os artistas paraenses Lucinha Bastos, Nilson Chaves,  Mahrco Monteiro e como as instituições Vale Verde Turismo, International Federation of Medical Students’ Association (IFMSA) e Associação Paraense de Otorrinolaringologia.

O processo de revitalização e ambientação do espaço investiu em uma climatização adequada – atualmente, são três centrais de ar condicionado. Todo mobiliário foi trocado buscando, inclusive, melhora no fluxo e no tempo de espera dos pacientes, já que foram aumentados de seis para sete os guichês de atendimento, além do guichê de informação e de identificação. Foi desenvolvido programa específico de informática, visando maior organização no atendimento, com chamadas de senhas por meio visual e auditivo. Foi possível, ainda, ampliar em 30% os lugares destinados à espera dos pacientes, com possibilidade para aquisição de novas longarinas. Além disso, recebeu pintura geral, colocação de roda parede, plotagens nas janelas, portas novas, reforma da parte hidráulica, entre outros.

Humanização - Segundo o gerente de Atenção à Saúde do Bettina, doutor Francisco Palheta, a inauguração do lugar é para receber o paciente de forma mais humanizada. “Com esse modelo, buscamos ir ao encontro do que visa o SUS, que é a humanização, a maior proximidade com o paciente para ouvi-lo, dar melhor informação e tornar eficaz a comunicação. Hoje, o paciente não fica mais por trás do vidro para falar com a recepção, mas frente a frente com o atendente”, disse o gestor.

Além disso, o usuário é recebido em um ambiente limpo, bonito, organizado e alegre. “Há vários trabalhos na Literatura Médica que mostram o quanto isso influencia na melhora emocional do paciente e, consequentemente, na melhora física. Queremos mudar a visão de que porque é o SUS tem que estar feio e ser mal atendido. A ação faz parte também de toda a Política Nacional de Segurança do Paciente, à qual temos que nos enquadrar como Complexo Hospitalar da UFPA, uma vez que a Superintendência do Complexo já é preocupada e nos recomenda isso”, afirmou Palheta.

Qualificação - Nesse primeiro momento, a preocupação da gestão foi com a parte física, mas ações são programadas para treinamento dos atendentes, visando atendimento qualificado e direcionado às especificidades do hospital. “A recepção é o espaço no qual o paciente entra e já tem acesso ao local que deve se direcionar. Em seguida, no balcão lateral, ele se identifica. Então, a proposta de mudança da recepção tem várias perceptivas: do servidor, que se sente valorizado trabalhando em um ambiente confortável; do paciente, que se sente acolhido; e do próprio hospital, que investe em qualidade de atendimento. Já estamos promovendo reuniões frequentes junto aos servidores, orientando-os quanto ao direcionamento de atendimento cortês e eficaz, e estamos agendando capacitações para que todos se sintam habilitados para a suas funções diárias”, enfatizou Christiane Menezes, chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do Bettina.

A partir de agora, segundo Palheta, a gestão do hospital planeja melhorias nas recepções da Oftalmologia e Otorrinolaringologia. “A ideia é levar estrutura similar para ambas, otimizando o atendimento aos pacientes.”

Quem somos - O Bettina Ferro é uma unidade que faz parte do Complexo Hospitalar da UFPA/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e atende gratuitamente a população, por meio do SUS, sendo referência em Otorrinolaringologia, Oftalmologia e Crescimento e Desenvolvimento Infantil. Suas atividades são destinadas para fins de extensão, ensino, pesquisa e prestação de atendimento de média e alta complexidade à comunidade. Todos os atendimentos feitos no HUBFS estão vinculados ao SUS. Isso garante que os pacientes tenham acesso a tratamentos de alta especialidade, de forma gratuita. Em 2016, o hospital realizou o total de 52.189 consultas médicas e 4.444 procedimentos cirúrgicos.

Texto: Cleide Magalhães – Ascom Complexo Hospitalar da UFPA.
Fotos: Silvia Giese

Publicado em: 16.03.2017 18:00