Curso para docentes discute sobre avaliação dos alunos

A discussão sobre avaliação de alunos levou professores e preceptores da Unidade João de Barros Barreto (HUJBB), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA), a comparecerem maciçamente ao curso  "Desenvolvimento Docente de Preceptores de Residência", realizado nesta quarta-feira, 15, na sala 4 do Centro de Estudos do HUJBB. A realização foi da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), que, em virtude da impossibilidade do comparecimento dos professores da Unidade Bettina Ferro de Souza, levará o evento acadêmico às dependências da Instituição, localizada na UFPA, no Campus Guamá.

A chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica, Simone Conde, esclareceu que a ideia da atividade foi levar os docentes a despertar, no sentido profissional, em especial, no que se refere ao processo de ensino e aprendizado. Para isso, houve amplo debate em grupo sobre planejamento, programa curricular e outros.

"Porém o foco mesmo foi a parte da avaliação, como um todo, do programa aos alunos da residência e da graduação, porque o que queremos é a mudança de atitude de todos, na certeza de que a formação humana não é ranqueamento, por meio de nota, e sim o descobrimento de qual a sua competência", enfatizou. Para isso, ela disse que é preciso mexer na estrutura geral do ensino, por, até hoje, exigir ainda um conceito.

O fisioterapeuta Renato Teixeira ressaltou que, por ser professor da Residência Multiprofissional em Saúde do Barros Barreto e pesquisador na área de avaliação, foi importante participar do curso. "Bom para saber o que se pensa da avaliação dos residentes, alunos e programas. A partir do momento que se pensa avaliação como contato professor e alunos, é necessário um fortalecimento para que se repasse ao aluno de forma correta, sem que a subjetividade interfira."

Na opinião do médico pneumologista Cleonardo Augusto Silva, professor do internato da graduação, o momento foi importante na perspectiva de planejar as atividades e promover a interação dos diversos setores de ensino e a forma de avaliar no HUJBB e na UFPA. Segundo ele, o que se observa, atualmente, é uma avaliação fracionada. Apesar disso, está otimista que, a partir de agora, "é possível garantir a transparência e a homogeneidade da avaliação e dar um feedback (retorno) positivo aos alunos".

Texto e foto: Edna Nunes – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA

Publicado em: 16.03.2017 17:50