Centro Acadêmico promove II Encontro de Mulheres do Direito

O II Encontro de Mulheres do Direito ocorre nesta segunda, 20, e na terça-feira, 21, no Auditório José Vicente Miranda, no Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), e também nas salas do bloco J do Campus Profissional da UFPA, no bairro Guamá. O evento é organizado pela Diretoria de Direitos Humanos e Movimentos Sociais do Centro Acadêmico de Direito Edson Luis (CADEL) e tem o objetivo de discutir os desafios da mulher na sociedade paraense.

O encontro pretende expor e debater os impasses enfrentados pelas paraenses no mercado de trabalho; nos grupos vulneráveis; nos meios acadêmico, político e jurídico, tratando sobre o assédio nesses ambientes. Além disso, o evento visa trazer essa discussão para o meio acadêmico.

Inscrições – As pré-inscrições são realizadas pelo preenchimento de um formulário. A confirmação da inscrição será efetuada durante o credenciamento no evento, mediante pagamento do valor de R$2,00 para a comunidade acadêmica da UFPA e de R$10,00 para participantes de fora da Universidade. Também será permitida a inscrição na hora.

O lucro do evento será doado para uma instituição de auxílio a mulheres vítimas de violência no Pará, a qual ainda está sendo escolhida pela organização.

Programação – As atividades começam no dia 20 de março, a partir das 14h30, com duas mesas. A primeira, cujo tema é “Os desafios da mulher na sociedade”, tem como convidadas a diretora da Faculdade de Direito da UFPA, professora Valena Jacob; a advogada integrante da Comissão da Mulher Advogada da OAB/PA, Anna Marcella dos Santos; psicóloga atuante na clínica em casos de assédio moral, Lenamaria Furtado; e a jornalista Úrsula Vidal, foi candidata à deputada estadual e à Prefeitura de Belém.

A segunda mesa vai discutir a atuação feminina frente aos movimentos sociais. As participantes são Amanda Pimentel, do Levante Popular da Juventude e do DCE; Analu Batista dos Santos, representante do Movimento Quilombola; Tamy Monteiro; da Coletiva Radical Feminista Matinta; Concimar Sompre, representante do Movimento Indígena; e Tatiana Oliveira, integrante do Movimento Estudantil.

Durante a manhã do dia 21, serão realizadas várias oficinas, como: Turbante; Coaching; Defesa Pessoal; Feminismo Radical; Transfeminismo. Também se falará sobre a Clínica de Atenção à Violência (CAV).

Durante a tarde, haverá mais duas mesas: “O protagonismo da mulher no meio jurídico”, com a doutora Juliana Oliveira, defensora pública do Estado; Marlene Freitas,  professora aposentada e ex vice-reitora da UFPA; Isabela Feijó e Twig Lopes, mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Direito - (PPGD); e “Basta de Assédio!”, com as convidadas professora Luanna Tomaz, diretora da FAD; Josilene Aboim, mestranda do PPGD; Bruna Reis, representante do Projeto de extensão “Não se Calem”; e Clívia Loureiro, defensora pública do Estado.

No turno vespertino, o evento ocorrerá no Auditório José Vicente Miranda, no ICJ. Na manhã do dia 21 de março, as oficinas serão nas salas do bloco J do Campus Profissional da UFPA.

Importância – Diferentemente do primeiro encontro, em que o debate foi mais voltado para as mulheres do meio jurídico, dessa vez, a intenção é expandir a discussão para as outras áreas. Por isso mulheres e homens são bem-vindos para participar de todos os turnos.

Segundo Luiza Maziviero e Maura Alves, diretoras de Direitos Humanos e Movimentos Sociais do CADEL, a invisibilidade das mulheres ao longo da história fez com que se criassem ambientes vistos como “masculinos”, entre os quais, o meio jurídico. Dessa forma, mesmo que as mulheres atuem com grande expressividade neles, ainda há repressão. “O evento é importante para mostrar que as mulheres são plenamente capazes de exercer a profissão jurídica, debater sobre as injustiças sofridas por elas e incentivar a luta pela igualdade não só no mercado, mas também em todos os âmbitos da sociedade.”, afirma Luiza Maziviero.

II Encontro de Mulheres do Direito
Data: 20 e 21 de março
Horário: 20/03 – 14h30 às 18h30; 21/03 – 9h às 18h30
Local: Auditório José Vicente Miranda (ICJ) e salas de aula do bloco J (Campus Profissional)
Inscrições: Formulário e pagamento – R$2,00 (UFPA) e R$10,00 (comunidade externa).
Mais informações na fanpage do evento.

Texto: Ana Paula Castro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação