Revista Científica Moara lança edição em homenagem a Max Martins

Em continuidade às homenagens realizadas ao poeta paraense Max Martins em 2016, a Revista científica Moara, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Pará (UFPA), lançou sua 46ª edição.  O periódico apresenta um dossiê desenvolvido por pesquisadores, amigos e admiradores das obras do poeta, além de artigos acadêmicos e entrevistas inéditas concedidas pelo autor. Clique aqui para acessar o conteúdo na íntegra.

A revista é organizada pelas professoras da UFPA Mayara Ribeiro Guimarães e Tânia Sarmento Pantoja e pelo professor da Universidade de São Paulo Augusto Massi.

Impacto - O dossiê possui grande relevância sobre os estudos e a divulgação da obra de Max Martins. O diferencial da edição materializa-se na presença da voz do próprio poeta por meio de entrevistas não divulgadas até o lançamento do periódico, além dos poemas inéditos presentes nessa edição.

“O conteúdo raro do material viabilizado neste dossiê é também uma das fortes razões de ter sido organizado e publicado. Duas das entrevistas vieram a público apenas agora: aquela realizada por Benedito Nunes e o depoimento ao Museu da Imagem e do Som (MIS) do Pará”, conta Mayara Guimarães, uma das organizadoras.

Entrevistas - Segundo Mayara, duas curiosidades marcam as entrevistas publicadas pela Moara. “Na primeira, temos a oportunidade de ler o filósofo e também autor do ensaio de maior importância sobre Max Martins, entrevistando o poeta. Na segunda, o mais longo e completo depoimento de Max Martins, o poeta fala de seu processo de criação, de suas leituras, de alguns dos seus poemas e do que entende por poesia.”

A organizadora também ressalta que as entrevistas são “testemunhos do pensamento e das ideias do autor sobre a vida, sobre poesia e arte e sobre a importância desses elementos para o mundo e para a constituição do indivíduo.”

Poesias - Um dos poemas inéditos da edição existia, até a publicação da revista, apenas oralmente, sem registro em qualquer caderneta, carta ou livro, que se conheçam publicamente. “O outro poema inédito foi generosamente cedido pela professora Amarílis Tupiassu, que o recebeu como presente do poeta”, revela.

Fotografias - A obra inclui, ainda, o ensaio fotográfico completo da produção do livro A fala entre parêntesis, realizado por Ronaldo Moraes Rêgo, junto com o emocionante depoimento de seu amigo e poeta Age de Carvalho.

“A Moara é muito relevante para a comunidade acadêmica, pois se tornou um periódico muito representativo da produção na área de Letras no Estado do Pará. Ela dá visibilidade à qualidade, competência e profissionalismo do que é produzido em termos de pesquisa no Norte, região infelizmente ainda pouco visível para os outros Estados brasileiros”, conclui.

Para acessar a revista on-line, clique aqui.

Texto: Edielson Shinohara - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação