Clube de Ciências está com inscrições abertas para 2017

Por que o gafanhoto pula primeiro para depois voar? Por que não podemos ter o mesmo tamanho dos extraterrestres do filme “Avatar”? Por que os alimentos estragam? A curiosidade natural das crianças e dos adolescentes é o ponto de partida para os trabalhos de Iniciação Científica do Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará (CCIUFPA). Interessado? As inscrições para participar do projeto como sócio mirim estão abertas até o próximo dia 28 de abril.

As vagas para participar do projeto como sócio mirim estão disponíveis para estudantes da educação básica, a partir dos seis anos de idade, e do ensino médio, regularmente matriculados em instituições da rede pública de ensino.

Como participar? - Os responsáveis das crianças ou dos adolescentes que queiram participar do projeto devem comparecer ao Clube de Ciências da UFPA munidos dos seguintes documentos: comprovante de residência; comprovante de matrícula da escola; documento de identificação do responsável; certidão de nascimento para crianças e jovens que ainda não tenham identidade.

As inscrições seguem até o dia 28 de abril, nos horários das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, na sede do Clube, que se localiza no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), no Campus Básico da UFPA, próximo ao primeiro portão e à Prefeitura do campus.

A aula inaugural será realizada no dia 29 de abril e funciona como um acolhimento feito pelos estagiários para os novos alunos, com brincadeiras, lanches e atividades que façam do ambiente um lugar confortável. As aulas regulares são realizadas aos sábados, das 8h às 11h.

Laboratório - Segundo o coordenador do CCIUFPA, professor João Amaro, o clube é um laboratório didático/pedagógico que tem, entre os objetivos, a popularização da ciência e o letramento científico entre estudantes da educação básica. “No trabalho realizado neste espaço, as crianças e adolescentes, chamados de sócios-mirins, têm a possibilidade de desenvolver habilidades e competências que envolvem, por exemplo, a observação, o levantamento de hipóteses, a argumentação, a contra-argumentação, a escrita, a autonomia. A intenção é fazer com que eles, indo além de conteúdos ou disciplinas do conhecimento, desenvolvam suas próprias investigações científicas, devidamente orientados pelos professores estagiários.”

Durante o ano, os alunos são estimulados a desenvolver um trabalho de Iniciação Científica infantojuvenil envolvendo o seu próprio cotidiano, criando projetos para investigar sua realidade. No final do ano, os estudantes têm a oportunidade de mostrar esses projetos na exposição científica do Clube de Ciências, no próprio instituto do clube, o IEMCI.

Ciência na Ilha – O Ciência na Ilha é um evento realizado pelo Clube de Ciências há 10 anos. Nele, as crianças e os jovens são convidados a apresentar sua experimentação científica para outras escolas e para os participantes, a fim de multiplicar, cada vez mais, o ensino e o conhecimento científico para outras pessoas. O Ciência na Ilha já percorreu as ilhas de Cotijuba, Ponta de Pedras, Combu, Mosqueiro e a de Outeiro.

• Serviço:
Clube de Ciências da UFPA
Inscrições: até o dia 28 de abril
Podem se inscrever crianças e adolescentes da 1ª série da educação básica ao 3º ano do ensino médio
Reuniões aos sábados, pela manhã
Informações: (91) 3201-7642 ou jamaro@ufpa.br

Texto: Caio Henrique Lopes - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Arquivo / Ascom (Alexandre Moraes)

Publicado em: 17.03.2017 17:58