Casa Brasil-África promove roda de conversa sobre racismo e xenofobia

Para celebrar o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, a Casa Brasil-África (CBA) realizará a roda de conversa sobre “Racismo, Discriminação e Xenofobia”. A conversa ocorre nesta terça, 21, às 15h, na sala de estudos do Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão Figueiredo, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas do Campus Guamá – UFPA (IFCH-UFPA). Não é preciso se inscrever para participar do evento.

Visando enaltecer a data e lutar contra o racismo e a xenofobia, o bate-papo discutirá o reconhecimento das formas de discriminação e como combatê-las, principalmente na UFPA e no Pará. Assim, os presentes poderão expor suas experiências, fazer perguntas e expor o seu ponto de vista. A conversa será moderada pelas professoras Joana Carmen Nascimento e Jacqueline Serra Freire, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

A mesa será organizada pela Cátedra Brasil-África de Cooperação Internacional, pelo Grupo de Estudos Afro-Amazônico (GEAM), pelo Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/UFPA), assim como pelas Associações de Estudantes do PEC-G, Indígenas e Quilombolas da UFPA, por meio dos alunos Valdinei Gomes, Evelyn Xipaya, Jomara Tembé e Lodinikki Davis.

O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial – Há 57 anos, neste exato dia - 21 de março -, na África do Sul, mais de 250 manifestantes foram feridos em um protesto contra a Lei do Passe - lei que proibia a entrada de negros em alguns lugares das cidades. Por isso, três anos após o massacre, a Organização das Nações Unidas (ONU) legitimou a data em homenagem à luta contra o racismo e todas as formas de discriminação.

Casa Brasil-África – Criada em 2006, em uma parceria do Grupo de Estudos Afro-Amazônico com a UFPA, a CBA objetiva estimular a troca de atividades científicas, técnicas e culturais entre UFPA e instituições dos países do continente africano. Além disso, por meio de debates e palestras,  também busca apoiar estudantes africanos na UFPA e propagar a língua portuguesa pela África; e as africanas, pelo Brasil.

Serviço:
Roda de Conversa “Racismo, Discriminação e Xenofobia”.
Data: 21.03.2017
Hora: às 15h
Local: Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão Figueiredo – IFCH
Mais informações pelo site, pelo blog ou pelo e-mail casabrasilafrica@gmail.com