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Hospital Bettina Ferro inaugura nova recepção principal

Após um mês de processo de revitalização e ambientação, a recepção principal do Hospital Bettina Ferro de Souza (HUBFS), do Complexo Hospitalar da UFPA, foi entregue na última sexta-feira, 17, à população paraense. O orçamento gira em torno de R$ 35 mil, captados por meio de eventos acadêmicos e culturais, para a troca de todo mobiliário, dos guichês e melhorarias na climatização do ambiente.

O evento contou com a presença do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, e do ex-diretor geral e agora superintendente do Complexo, Paulo Roberto Amorim, que além da Unidade do HUBFS, administra a Unidade João de Barros Barreto (HUJBB), funcionários e pacientes do Bettina Ferro. Agora, a gerência de Atenção à Saúde do Bettina investe em captação de recursos à Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (Uasca), conhecido como Caminhar.

"Este momento é importante porque a gente consegue fazer diferença na vida dos pacientes. Temos batalhado muito para oferecer o melhor atendimento, manter a certificação e contratualização do hospital e resolver outros problemas internos. Então, estou extremamente feliz com essa vitória, considerando a dificuldade que o país enfrenta", enfatizou o gerente de Atenção à Saúde do HUBFS, doutor Francisco Palheta. Segundo ele, para oferecer mais qualidade no serviço estão programados treinamentos aos atendentes.

Continuidade – Paulo Amorim lembrou que o Bettina vive hoje o processo da continuidade, de um hospital construído no final da década de 80 para uma finalidade e com o tempo se modificou até assumir a atual identidade: especializado em Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Crescimento e Desenvolvimento. "Então, vejo esse momento como mais um passo do hospital estruturado dentro do ponto de vista de organização técnica. Agora, parte para uma estrutura de outra natureza, com visualização estética que precisa fazer parte dos nossos hospitais", ressaltou.

O reitor Emmanoel Tourinho observou que agora a população que procurar a unidade será atendida com "maior conforto, atenção e, consequentemente, de forma mais humana". Para ele, a ação chamou atenção ao perceber que a equipe do Bettina não está conformada, apesar das dificuldades, mas em busca de alternativas para melhorar o atendimento e sensibilizar atores externos que podem também contribuir com esse serviço. O mais importante para Tourinho é garantir à população o acesso à saúde com respeito e serviço de qualidade.

A usuária Adrieli Maciel da Costa, que tem o filho acompanhado no Bettina há dois anos, declarou estar satisfeita com a nova recepção, em especial pela quantidade e conforto que os acentos oferecem aos pacientes. Ela comentou que melhorou, mais ainda, por diminuir o número de pessoas em pé até ser chamado por um dos atendentes. "Então, só por isso, com certeza, nós que somos pacientes ganhamos muito", disse.

Revitalização - O processo de revitalização e ambientação do espaço investiu em uma climatização adequada – atualmente são três centrais de ar condicionado. Todo mobiliário foi trocado, buscando, inclusive, melhora no fluxo e no tempo de espera dos pacientes, já que foram aumentados de seis para sete os guichês de atendimento, além do guichê de informação e de identificação. Foi desenvolvido programa específico de informática, visando maior organização no atendimento, com chamadas de senhas por meio visual e auditivo. Foi possível, ainda, ampliar em 30% os lugares destinados à espera dos pacientes, com possibilidade para aquisição de novas longarinas. Além disso, recebeu pintura geral, colocação de roda parede, plotagens nas janelas, portas novas, reforma da parte hidráulica, entre outros.

Quem somos - O Bettina Ferro é uma unidade que faz parte do Complexo Hospitalar da UFPA/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e atende gratuitamente a população, por meio do SUS, sendo referência em Otorrinolaringologia, Oftalmologia e Crescimento e Desenvolvimento Infantil. Suas atividades são destinadas para fins de extensão, ensino, pesquisa e prestação de atendimento de média e alta complexidade à comunidade. Todos os atendimentos feitos no HUBFS estão vinculados ao SUS. Isso garante que os pacientes tenham acesso a tratamentos de alta especialidade, de forma gratuita. Em 2016, o hospital realizou o total de 52.189 consultas médicas e 4.444 procedimentos cirúrgicos.

Texto: Cleide Magalhães e Edna Nunes – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA
Fotos: Adolfo Lemos e Silvia Giese

Publicado em: 20.03.2017 18:00