UFPA prepara Semana do Calouro 2017

Depois de muito esforço, eles conquistaram uma vaga na maior universidade pública do Estado e, agora, aguardam ansiosos o início das aulas. Mas, antes que eles sentem em suas carteiras, a Universidade Federal do Pará (UFPA) aguarda-os para as merecidas “boas-vindas” na Semana do Calouro 2017. De 17 a 20 de abril, os cerca de 8 mil novos universitários paraenses serão “apresentados” à Instituição.  Então, anotem na agenda!

A programação deste ano será diferenciada. A cada dia, os calouros de uma área do conhecimento serão recepcionados no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN) para uma aula magna dirigida. No dia 17 de abril, os alunos das Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e suas Tecnologias serão os primeiros a assistir à sua aula magna específica. Na terça-feira, dia 18 de abril, é a vez dos estudantes aprovados para um dos cursos ligados às Ciências Humanas e Sociais e suas Tecnologias receberem as boas-vindas da UFPA.

Os calouros das Ciências Biológicas e da Saúde e suas Tecnologias irão à UFPA no dia 19 de abril, enquanto os estudantes aprovados para cursos de graduações nas áreas de Linguagens, seus Códigos e suas Tecnologias participam da programação no dia 20 de abril.

Evento irá destacar oportunidades oferecidas pela UFPA aos estudantes - Após cada aula magna, os calouros 2017 poderão saber mais sobre as oportunidades existentes para concorrer a auxílios, bolsas e para a participação em mobilidades acadêmicas, ou seja, intercâmbios nacionais e internacionais.

Por outro lado, a Diretoria de Apoio Cultural da Pró-reitoria de Extensão (DAC/Proex) também está preparando uma programação cultural para a recepção dos novos estudantes da Universidade, e diversos grupos artísticos da UFPA se apresentarão ao longo do evento.

O tema da programação 2017 da UFPA é “Políticas Universitárias de Humanização: Qual o meu papel?” e busca refletir sobre como cada pessoa, aluno ou servidor da Universidade, pode colaborar para melhorar a sua realidade na Academia. “O tema discorre sobre a responsabilidade que todos os atores da comunidade acadêmica, professores, técnicos e alunos, têm na construção de políticas universitárias de humanização, que tornem nossa convivência diária cada vez mais profícua e engrandecedora.”

Ações voltadas aos calouros serão destaque - Além da programação principal, no mesmo período, a UFPA realizará várias atividades voltadas aos calouros. Uma delas é a já tradicional campanha “O Papel do Calouro da UFPA”,  que arrecada os materiais usados pelos estudantes durante sua preparação para o vestibular a fim de doar livros e apostilas para o Projeto Universidade Aberta (PUA) e encaminhar o que não pode ser reaproveitado desta forma para cooperativas de catadores inscritas na Coordenadoria de Meio Ambiente da Prefeitura da Universidade.

Outra iniciativa que aguarda os calouros 2017 da UFPA é a programação “Empreendedorismo: Curta essa ideia”, promovida pela Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (Universitec). O evento satélite busca revelar características empreendedoras nos participantes e orientá-los a respeito das oportunidades de formação empreendedora que podem ser encontradas dentro da Universidade.

UFPA ainda recebe sugestões para o evento - A programação do evento ainda está em construção e até a próxima sexta-feira, dia 24 de março, centros acadêmicos e faculdades da UFPA podem enviar sugestões de atividades para a Semana do Calouro da UFPA. Basta mandar um e-mail para proeg@ufpa.br, com o título “Semana do Calouro 2017 – sugestão”.

A comissão responsável pela Semana do Calouro vai avaliar as propostas recebidas, mas ressalta que, além da programação principal, grande parte da recepção aos novos universitários é feita nas “Semanas do Calouro” organizadas pelas faculdades.

“O que fazemos é apresentar, em termos gerais, a Universidade a estes estudantes e orientá-los sobre temas mais abrangentes. Porém, a programação específica de cada curso, de cada faculdade, é tão importante quanto este momento e há atividades que são realizadas nesta segunda etapa da recepção aos calouros”, sinaliza o pró-reitor de Ensino de Graduação da UFPA (Proeg).

Informações sobre as “Semanas do Calouro da UFPA” organizadas pelas faculdades e pelos centros acadêmicos da Instituição também serão divulgadas pela Universidade em breve. Os organizadores que desejam divulgar suas programações podem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da UFPA pelo e-mail ascom.ufpa@gmail.com.

Serviço:
Semana do Calouro da UFPA 2017
Realização: 17 a 20 de abril, no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN)
Envio de propostas para a programação até sexta-feira, dia 24 de março, para o e-mail proeg@ufpa.br

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: MkT Ascom