Evento debate reabertura do Museu da Educação na UFPA

No ano em que completa 60 anos, a Universidade Federal do Pará (UFPA) organiza o I Encontro do Museu da Educação (I EME), projeto que guarda tesouros documentais sobre a história da Instituição e da própria educação no Pará e, consequentemente, na Amazônia. As inscrições ainda estão abertas para a programação, que será realizada nos dias 23 e 24 de março, em Belém.

Podem participar pesquisadores e estudantes de várias áreas, como Educação, Museologia, Biblioteconomia, História e Arquivologia, além de professores da rede pública e privada que atuem nos ensinos fundamental, médio e tecnológico. As inscrições são gratuitas e realizadas no site do evento.

O objetivo do encontro é “apresentar  a importância do Museu da Educação e a relevância de seu acervo documental para a história da educação local e discutir com pesquisadores e professores da Região Amazônica”, apontam Laura Alves e Ana Maria Trancredi, coordenadora e vice-coordenadora do Museu da Educação da UFPA, respectivamente.

Museu – Desde 2011, o Museu da Educação do Instituto de Ciências da Educação da UFPA (ICED) é guardião de documentos sobre a antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, criada em 1954, uma das sete precursoras da atual Universidade Federal do Pará.

Atualmente, cerca de 70% do material já se encontra higienizado, catalogado e à disposição para consulta na sede da Biblioteca do ICED/UFPA, mas ainda há documentos que precisam receber cuidados antes de estarem disponíveis para a sociedade. Também já há planos de criar um site específico para ampliar ainda mais a acessibilidade aos arquivos do Museu da Educação.

Por isso a pesquisadora Laura Alves reforça que o I Encontro do Museu da UFPA é o primeiro passo para legitimar a importância do Museu como um patrimônio da História da Educação do Pará. “No momento, o Museu está passando por um processo de organização dos documentos e, em breve, estaremos abrindo para visitas e disponibilizando seu acervo para os pesquisadores e para a sociedade em geral”, anuncia.

Serviço:
I Encontro do Museu da Educação
Data: 23 e 24 de março
Local: Auditório do bloco B do ICED
Para mais informações, acesse aqui.

Texto: Texto: Caio Maia e Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto e arte: Divulgação / Museu da Educação