Engenharia da Computação promove curso sobre redes sociais

A Faculdade de Engenharia da Computação e Telecomunicações (FCT), da UFPA, por meio do Laboratório de Inteligência Computacional e Pesquisa Operacional (LINC), promoverá, no período de 27 a 31 de março e de 3 a 7 de abril de 2017, o curso Extração de Dados de Redes Sociais. O evento pertence ao Projeto de extensão Fábrica de Software e tem o objetivo de capacitar estudantes da Instituição para a extração de dados de redes sociais, assim como apresentar uma ampla visão sobre essa área de conhecimento. As inscrições estão encerradas.

O curso tem como objetivo a análise de dados no campo de Big Data, termo  que se refere a um gigantesco armazenamento de dados, com enorme velocidade. Além disso, o conteúdo agregará conhecimentos no campo de análise de dados, os quais não são vistos nas grades curriculares padrão de cursos de Graduação de Computação.

Extração de dados - Esta atividade permite que organizações conheçam melhor seu público-alvo, possibilitando mais informações de auxílio na tomada de decisões mais eficientes.

“Estamos na era da informação com a geração massiva de conteúdo nas mídias sociais. Esses dados possuem grande valor para os mais diversos setores, pois permitem obter conhecimento sobre perfis de consumidores, tendências de mercado, avaliação de produtos, gestão de crise e gestão de relacionamento com o cliente, por exemplo,” conta a discente de doutorado Márcia Fontes, organizadora do evento.

Programação - Durante o curso, serão abordados tópicos como: Introdução a Redes Sociais; Conceitos Básicos de Rede Social e Mídia Social; Conceitos de Extração e Análise de Big Data; Aplicações de Análise de dados de Redes Sociais; e Conceitos de tipos de dados estruturados, semiestruturados e não estruturados.

Vantagens - Por meio desse processo, é possível capturar  dados que refletem padrões de interações interpessoais e opiniões, os quais poderão ser analisados posteriormente, por meio de processo de descoberta de conhecimento utilizando técnicas estatísticas e de inteligência artificial.

Fábrica de Software - O projeto pertence à FCT da UFPA, como Atividade Integradora de Ensino, Pesquisa e Extensão.  Atualmente, coordenado pelo professor doutor Francisco Carlos Bentes Frey Müller, o projeto é financiado pelo Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Proint) da Universidade.

Serviço:
FCT da UFPA promove curso Extração de Dados de Redes Sociais.
Data: De 27 a 31 de março de 2017 e de 3 a 7 de Abril de 2017
Local: Laboratório de Computação I – Prédio de Engenharia Elétrica e Computação