Grupo de Pesquisa realiza evento sobre epilepsias refratárias

O Grupo Epilepsia Norte, em parceria com a ONG Iluminando a Vida, promove o primeiro evento de cunho científico, cultural e social sobre a doença na região. O I Simpósio Norte-Brasileiro de Epilepsias Refratárias: do Genoma ao Tratamento Cirúrgico ocorrerá dos dias 24 a 26 de março, na Computer Hall, em Belém. A ideia do encontro é discutir o assunto sob uma perspectiva multidisciplinar e divulgar o dia mundial de conscientização da Epilepsia, em 26 de março, conhecido como Purple Day (“Dia Roxo”).

O evento conta com o apoio da UFPA, por meio do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), e é voltado para pesquisadores, médicos, estudantes e demais pessoas interessadas no tema. “É uma oportunidade ímpar para o povo local ter conhecimento sobre uma doença que atinge 2% a 4% da população brasileira e cerca de 50 milhões de pessoas no mundo”, afirma a professora Silene Lima, organizadora geral do evento, líder do Grupo Epilepsia Norte e membro da Diretoria da ONG Iluminando a Vida.

Programação - O evento é formado por conferências e miniconferências. No dia 24, após o credenciamento, haverá o lançamento oficial da ONG Iluminando a Vida, que tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes com epilepsia, por meio da assistência integral a eles, o que inclui a realização de atividades científicas, culturais, educacionais e literárias.

A conferência de abertura, às 19h do dia 24 de março, abordará aspectos da cirurgia de epilepsia no Brasil e contará com o profesor doutor Ricardo Silva Centeno, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), como palestrante. No dia 25, haverá uma conferência com Eduardo Caminada Júnior, diretor e embaixador do Purple Day no Brasil, e outra com a professora doutora Silene Lima, sobre a criação do Grupo Epilepsia Norte.

Entre os diversos temas discutidos no dia 25, estão a avaliação neuropsicológica dos pacientes com epilepsia, aspectos socioculturais da doença, exclusão e ausência de direitos em epilepsia, marcadores eletrofisiológicos na doença e o desenvolvimento de epilepsia em crianças.

As atividades do dia 26 serão na Praça Batista Campos, das 8h às 12h. Por se tratar do Purple Day, será um dia com ações recreativas, culturais e multidisciplinares, como cinema, teatro, palestras, aconselhamento psicológico, painéis e projeções, voltadas para o reconhecimento da epilepsia e a conscientização da doença. Nesse dia, as atividades são abertas e gratuitas.

Parceria – O Grupo Epilepsia Norte reúne professores, profissionais e docentes de graduação e de pós-graduação que desenvolvem projetos para suprir as carências de informação acadêmica a respeito desse tema na Região Norte. O grupo e a ONG trabalharam junto com o ICB para a realização deste evento, uma vez que vários professores do instituto, de diversas áreas de conhecimento, vão participar da programação científica do simpósio.

Segundo a professora Silene Lima, a ideia é continuar com a parceria a fim de que as palestras multidisciplinares desenvolvidas pelo Grupo Epilepsia Norte sejam abertas à comunidade do ICB. Além disso, a professora afirma que existem planos de desenvolver projetos de extensão voltados para o atendimento a pacientes com epilepsia.

Serviço
Data: 24 a 26 de março de 2017.
Horário:
24/03 – 14h às 20h;
25/03 – 8h às 19h30;
26/03 – 8h às 12h.
Local: Computer Hall. Avenida Antônio Barreto 1167;
Praça Batista Campos. Tv. Padre Eutíquio, S/N, Belém/PA.
Inscrições: Encerradas. Mas as atividades do dia 26 de março são gratuitas e abertas ao público.
Mais informações acesse aqui.

Texto: Ana Paula Castro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google