Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Simpósio da Faculdade de Enfermagem debate gravidez na adolescência

Engravidar no período da adolescência pode trazer diversos conflitos pessoais, como o medo e a insegurança, além da pressão social vinda do ambiente escolar e familiar. Geralmente, é uma consequência não planejada, e muitos jovens passam por isso sem a atenção e o acompanhamento necessários. Pensando nisso, a Faculdade de Enfermagem promove o VII Simpósio Corujinhas da Amazônia, com o tema “Gravidez na adolescência e adversidades para se vencer”, que será realizado no auditório do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), neste sábado, 25 de março, das 8h às 18h.

Participação – Para assistir ao simpósio, é necessário comprar o ingresso no valor de R$10,00. Eles estão sendo vendidos pelas alunas Denise Nascimento, Ellen Pinho e Elizama Pastana, do curso de Enfermagem, terceiro semestre.

Programação – Serão cinco palestras sobre o tema, com profissionais especialistas das áreas de Enfermagem, Psicologia e Biomedicina. Durante a manhã, os assuntos são: a gravidez na adolescência sob o olhar da Enfermagem; as consequências psicológicas e emocionais da violência doméstica em uma adolescente gestante; e um panorama sobre o vírus HPV e como preveni-lo. No turno da tarde, serão abordadas a participação da família no apoio à adolescente gestante e as responsabilidades e os desafios do jovem que é pai.

O credenciamento começa às 8h e a primeira palestra será às 8h30. Os certificados com carga horária de 10h serão entregues a partir das 16h para os participantes.

Importância – Os índices de gravidez na adolescência cresceram nos últimos anos, segundo dados do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). De acordo com a pesquisa divulgada em junho de 2016, em torno de 20% dos nascimentos são de mães com idade menor ou igual a 19 anos, afetando principalmente mulheres de maior vulnerabilidade social. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou maior concentração de gravidez indesejada na adolescência nas Regiões Norte e Nordeste, especialmente entre mulheres negras e com baixa escolaridade.

Diversos fatores podem ser a causa disso, como a iniciação precoce da vida sexual, a erotização do corpo, o baixo nível de escolaridade e o desuso ou uso inadequado de contraceptivos. De qualquer forma, a gravidez na adolescência gera consequências psicológicas e sociais que acabam por se tornar um problema de saúde pública que afeta toda a sociedade, pois uma gestação indesejada pode implicar abortos, rejeição da criança, abandono da escola por parte dos pais, problemas familiares e circularidade da pobreza.

Sendo assim, a comissão organizadora do simpósio, formada por estudantes do curso de Enfermagem, com orientação da professora doutora Ana Paula Gonçalves, reconhece a importância de se discutir esse tema, para que os jovens possam receber as orientações e as condições necessárias para viver a sexualidade com segurança e responsabilidade.

Projeto - O Simpósio Corujinhas da Amazônia faz parte da atividade curricular Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, da Faculdade de Enfermagem, do ICS, que é um projeto de extensão e monitoria que começou em 2013, com a coordenação da professora doutora Ana Paula Gonçalves. O objetivo é fornecer assistência e educação às mulheres, sobre temas que lhe afetam, como a prevenção do câncer de colo uterino e de mama, o planejamento familiar e os exames pré-natais.

O projeto desenvolve suas atividades na Unidade Municipal de Saúde do Guamá (UMS-Guamá), no Laboratório de Habilidades Humanas. Entre as ações, há agendamento de consultas, em sua maioria para gestantes, e reuniões para se discutir temas de saúde comuns às mulheres.

No laboratório, atuam alunos de diferentes cursos da área da saúde e são promovidos também ações de atenção à criança, ao idoso, ao hipertenso e ao diabético. Segundo a coordenadora do projeto, Ana Paula Gonçalves, uma das principais vantagens do projeto e da realização do simpósio é a característica multiprofissional. “Nós temos parcerias com outras faculdades, principalmente dos cursos de Pedagogia e Psicologia. Para mim, essa integração entre os alunos de diferentes áreas é muito importante para o aprendizado”, afirma a professora.

Serviço
VII Simpósio Corujinhas da Amazônia
Data: 25/03/2017
Horário: 8h às 18h
Local: Auditório Silveira Neto – ICS. Av. Generalíssimo Deodoro, 01 - Umarizal, Belém – PA.
Ingressos: R$10,00
Informações: Denise Nascimento (98982-8724); Ellen Pinho (98255-1420); Elizama Pastana (98974-1743)

Texto: Ana Paula Castro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google

Publicado em: 23.03.2017 18:00