Nova gestão do DCE toma posse na Universidade

A nova gestão do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Pará (UFPA), formada majoritariamente por membros da chapa 3, nominada “Todas as Vozes”, tomou posse na tarde desta terça-feira, 21 de março de 2017. O evento ocorreu nos altos do Complexo Recreativo Vadião, no Campus Básico da UFPA, e contou com a presença de representantes de diversos segmentos estudantis.

Equilíbrio - A chapa vencedora recebeu o total de 2.068 votos, enquanto as chapas 1 e 2 obtiveram 1.758 e 1.600 votos, respectivamente. Durante o evento, foram apresentados à comunidade acadêmica os membros das 34 diretorias.

“É importante ressaltar o equilíbrio na disputa, que demonstra a representatividade que as três chapas possuem perante os estudantes da UFPA. Isso fortalece o Movimento Estudantil, mas sabemos que a maioria dos estudantes ainda não vota nas eleições e precisamos mudar essa realidade”, assegura o estudante Breno Neno, diretor de comunicação do DCE.

Participações - Estiveram presentes ao evento representantes da Associação dos Povos Indígenas Estudantes na UFPA (APYEUFPA); da Associação dos Discentes Quilombolas da UFPA (ADQUFPA) e do Movimento social Levante Popular da Juventude, além de outras organizações e coletivos estudantis.

Também participaram estudantes do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e do Campus da UFPA de Abaetetuba, assim como do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor).

Diretorias - De acordo com o Estatuto do DCE, a composição das cadeiras, referentes às diretorias, dá-se por meio de eleições proporcionais. Neste sentido, as três chapas que participaram do pleito realizado entre 21 e 22 de fevereiro integrarão ativamente a gestão.

“Trabalharemos para que o DCE seja de fato Todas as Vozes, que possa responder ao desafio atual de defender a universidade pública, gratuita e de qualidade. E mais, que possa trabalhar no sentido da defesa e ampliação dos direitos dos estudantes, visando à construção de uma UFPA diversa, plural e popular, dos interiores à capital” concluiu.

Durante o encerramento, a coordenadora geral do DCE, Izabele Leite, estudante de Direito, da UFPA, destacou a importância da unidade do Movimento Estudantil, diante de uma conjuntura de retirada de direitos sociais.

Texto: Edielson Shinohara – Assessoria de Comunicação da UFPA.
Fotos: Divulgação / DCE

Publicado em: 23.03.2017 17:50