Inscrições abertas para Minicurso Partida de Motores Elétricos

O Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), por meio do Laboratório de Tecnologias Avançadas em Iluminação e Instalações Elétricas, promove o minicurso Partida de Motores Elétricos e Simulação de Defeitos, no período de 27 a 31 de março de 2017, das 8h às 12h. O evento tem carga horária de 20h. O investimento é de R$ 200,00 para estudantes e R$ 250,00 para profissionais. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no link na internet. Serão ofertadas 12 vagas.

A ação é voltada para estudantes de nível superior e/ou profissionais de nível técnico da eletrotécnica ou áreas afins que já trabalham ou queiram trabalhar na área de instalações elétricas industriais. O minicurso tem o objetivo de apresentar de forma didática os conceitos necessários para aplicação em sistemas motrizes utilizados em instalações elétricas industriais, além de contribuir com a formação profissionalizante de estudantes do ensino superior, técnicos e profissionais da área.

As atividades serão ministradas por Adriano Paranhos da Silva e Bruno Silva Rodrigues, alunos do 9º semestre do curso de Engenharia Elétrica da UFPA que integram a equipe do laboratório, com a supervisão da professora doutora Carminda Carvalho, coordenadora do Laboratório de Tecnologias Avançadas em Iluminação e Instalações Elétricas.

Ceamazon – Situado no Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá, o Ceamazon é um centro de pesquisa e desenvolvimento voltado para o tratamento das questões de eficiência energética que reúne cinco laboratórios, com a participação de pesquisadores das áreas de engenharia elétrica, mecânica e química e também de arquitetura. O Centro presta serviços e consultorias para o setor público e privado, sua implantação foi realizada por meio de um convênio realizado no ano de 2006 entre a UFPA e a Eletrobras/Procel.

Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – Construído em Belém, em uma área de 73 hectares cedida pela UFPA e pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), o PCT Guamá é o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte. A construção e consolidação do espaço são de responsabilidade do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet).

Minicurso Partida de Motores Elétricos e Simulação de Defeitos
Data: 27 a 31 de março de 2017
Carga horária: 20h
Local: Laboratório de Tecnologias Avançadas em Iluminação e Instalações Elétricas do Ceamazon (Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia) – Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, Av. Perimetral, S/N. (Próximo ao portão 4 da Universidade Federal do Pará)