Comitiva da Ebserh visita HUs e discute política de saúde e financiamento

O superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA, o médico e sociólogo Paulo Amorim, participou da inauguração de novas instalações do serviço de Pronto Atendimento de Oncologia, Rede Cegonha e datacenter contêiner do Hospital Professor Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas, ocorrida no último dia 20 de março. Amorim recebeu mais um convite da Presidência da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e esteve na companhia do titular da empresa, Kleber Morais, do vice-presidente da estatal, Laedson Bezerra, e de outros superintendentes de hospitais filiados à Rede Ebserh.

Segundo Paulo Amorim, além de conhecer de perto a realidade dos outros hospitais universitários, durante as visitas, ocorrem discussões sobre a política de saúde e o financiamento para todos os HUs filiados à Rede Ebserh, entre eles,  para os hospitais Barros Barreto e Bettina Ferro, que formam o Complexo Hospitalar da UFPA.

No último dia 15, Amorim esteve também em comitiva presidencial durante visita ao Hospital da Universidade Federal do Piauí, em Teresina. Na oportunidade, Morais anunciou notícias que afetam diretamente as unidades filiadas à estatal: a parceria com hospitais universitários da França e a criação de novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários para os funcionários.

Nos próximos dias 30 e 31, o superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA acompanha Kleber Morais durante visita ao Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe, em Aracaju.

Rede Cegonha - Com a inauguração da Rede Cegonha no HU de Alagoas, as gestantes do hospital passam a contar com um espaço para humanizar o serviço. Indígenas ou mulheres em casos de aborto, por exemplo, ficam separadas para que recebam um atendimento mais apropriado. O serviço de oncologia visa melhorar e aperfeiçoar os procedimentos na área para a população.

"Estamos à disposição dos gestores do hospital para nos reunirmos com o Ministério da Saúde e trazermos um acelerador linear. Iremos batalhar com muita ênfase para equipar o serviço de atendimento de oncologia com o equipamento o mais rápido possível", comentou o presidente da Ebserh.

Já o datacenter é uma solução modular de rápida implantação, longa durabilidade e tolerante a desastres, equipado com nobreaks modulares, gerador e sistema de gás para combate a incêndio. Além disso, é uma solução mais econômica do que as salas convencionais.

"Compomos uma rede, temos compromissos comuns no ensino, na capacitação e na assistência à saúde. O HU é o único 100% público para alta complexidade no Estado de Alagoas. Cada serviço, cada pequena extensão pública que inauguramos é muito importante", avaliou a reitora da UFAL, Maria Valéria Costa.

A visita do presidente contou, ainda, com reuniões com a governança local para tratar do orçamento de 2017 e do balanço de 2016, possíveis reformas e ampliações e também encontro com os trabalhadores da unidade.

Texto: Cleide Magalhães – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA, com informações também da Ascom/Ebserh
Fotos: Ascom/Ebserh

Publicado em: 24.03.2017 17:00