Laboratório promove palestra Tecnologia em Comunidades Indígenas

O Laboratório de Sensores e Sistemas Embarcados (Lasse), da Universidade Federal do Pará, realizará, nesta segunda-feira, 27 de março, a palestra Tecnologia em Comunidades Rurais e Indígenas. O evento ocorrerá no auditório do Espaço Inovação, das 9h às 11h, com o objetivo de aproximar interessados no desenvolvimento das telecomunicações em comunidades rurais na Amazônia. Para assistir à programação, basta comparecer ao local.

O evento é gratuito e podem participar alunos, professores, assim como líderes comunitários e profissionais interessados no tema. Os ministrantes são coordenadores da Rhizomatica, uma das maiores iniciativas do mundo na área de Telecomunicações.

Tecnologia - Não é incomum existirem áreas rurais que ainda não possuem acesso a tecnologias de informação. Um dos principais motivos é a crença de que zonas com baixa densidade demográfica não são rentáveis.

“Para o desenvolvimento de telecomunicações nessas áreas, a própria comunidade precisa se mobilizar e, em paralelo, universidades e centros de pesquisa precisam gerar tecnologia para esse público-alvo. A UFPA vem fazendo isso por meio de iniciativas como o Projeto Telefonia Celular Comunitária (Celcom), que alia pesquisa e extensão”, conta o professor doutor Aldebaro Klautau Júnior, coordenador do Lasse.

Serviço:
Palestra Tecnologia em Comunidades Rurais e Indígenas
Data e Horário: 27 de março, das 9h às 11h.
Local: Lasse UFPA, localizado no Campus Profissional, Guamá.
Carga-horária: 2h para estudantes.
Acesse também o site do Lasse.

Texto: Edielson Shinohara - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google