Seminário debate as experiências e práticas em estágios

Com o intuito de ampliar os modos de socialização de experiências, a Coordenação de Estágios da Faculdade de Educação Matemática e Científica realizará o II Seminário de Estágios da Licenciatura Integrada. Envolvendo temáticas importantes à prática da docência, o evento ocorre nesta dia 27 de março, das 8h às 22h, no auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da UFPA. As inscrições serão realizadas no dia do evento.

Programação – O seminário conta com exposição de banners e apresentações de “Relatos de experiência e comunicações científicas”, com as professoras Maria de Fátima Vilhena, Valéria Risuenho, Elizabeth Souza e com Valdete Oliveira. De tarde, às 13h30, as oficinas serão iniciadas. Existem cinco oficinas disponíveis, coordenadas pelas professoras Isabel França Rodrigues e Valéria Risuenho. Organizada pela professora doutora Andrela Parente e pelo professor doutor Wilton Pessoa, às 16h, a mesa de discussão “Ensino, aprendizagem e dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais” será aberta, envolvendo estagiários, docentes e o público (veja a programação completa aqui).

Público – Além de alcançar os graduandos, a coordenação espera receber um público que vá além da Universidade. “As expectativas são de termos diferentes públicos (graduandos, pós-graduandos, docentes da Educação Básica, formadores e pesquisadores) participando dos diferentes espaços e das formas de apresentação das experiências que os graduandos tiveram durante os estágios  e nos diálogos com seus formadores da Faculdade de Educação Matemática e Científica”, conta a coordenadora e idealizadora do seminário, professora doutora Isabel França Rodrigues.

Importância – Para a professora Isabel, além de dar mais experiência aos alunos, a conferência vai valorizar mais a área da docência: “O importante é promover aos futuros professores a participação na dinâmica das escolas, favorecendo o exercício da docência por meio de atividades relacionadas à prática profissional necessária aos anos iniciais do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) (...)”. Desse modo, a visão da coordenadoria vai além da realização do evento: ”É assim que pretendemos dar continuidade ao trabalho, principalmente investir na publicação das experiências.”

Seminário de Estágios da Licenciatura Integrada – Antes chamado de “Seminário de Estágios e Práticas” do Campus de Marabá, em 2016, o evento transformou-se e mudou para o Campus Guamá, com a professora doutora Isabel França Rodrigues: “Na primeira versão do evento, tivemos a participação de diferentes docentes que trabalham com os estágios e os relatos de experiência dos graduandos”. A coordenadora já faz planos para o III Seminário de Estágios da Licenciatura Integrada: “O próximo terá como um dos objetivos ampliar os materiais de publicação em parceria com os docentes dos anos iniciais.”

Serviço:
II Seminário de Estágios da Licenciatura Integrada
Data: 27.03.2017
Hora: 8h às 22h
Local: Auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI)
Mais informações aqui.

Texto: Alice Palmeira – Assessoria de Comunicação da UFPA