Programação artística e cultural celebra 54 anos da EAUFPA

A Escola da Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA) celebrou seus 54 anos na manhã deste sábado, 25, com uma programação cultural. Professores, estudantes, técnico-administrativos e a comunidade em geral participaram. O reitor Emmanuel Zagury Tourinho prestigiou a programação, bem como o vice-reitor Gilmar Pereira da Silva; e os pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação, professor Rômulo Simões Angélica, e de Extensão, professor Nelson José de Souza Júnior.

Agradecimentos – O diretor da EAUFPA, professor Walter Silva Júnior, iniciou as atividades festivas destacando a recente aprovação do projeto político-pedagógico da Escola de Aplicação. “Em 2017, obtivemos 70% de aprovação no vestibular. Isso significa que a Escola de Aplicação é de uma das melhores escolas do Estado, com professores e demais profissionais qualificados”, disse.

O reitor Emmanuel Tourinho lembrou que a EAUFPA foi uma das primeiras unidades criadas na Universidade, antes mesmo que muitos Institutos e Faculdades. “Aqui, nós tivemos a oportunidade de formar os filhos dos servidores da Universidade e, também, de criar um campo de aplicação para as áreas de licenciatura. Devemos agradecer a todas as gerações de professores e técnicos-administrativos, de ontem e de hoje, que têm contribuído para o sucesso da Escola de Aplicação”, afirmou.

Tourinho agradeceu, de modo especial, ao grupo de flauta da Escola de Aplicação, que se apresentou na cerimônia de abertura da festividade pelos 60 anos da UFPA, no Centro de Eventos Benedito Nunes.

Site e blog – Ainda na cerimônia festiva, foi apresentado o site da EAUFPA e o blog Pano para Manga, que apresenta resultados de pesquisas desenvolvidas no âmbito do projeto “Cartografia Cultural Afro Brasileira e Indígena: Uma experiência Multidisciplinar na 2ª série do Ensino Médio da EAUFPA”, coordenado pelas professoras Antônia Maria Brioso Tavares e Waldice Sedovim (in memorian).

Inauguração e apresentações – Após os pronunciamentos oficiais, o reitor Tourinho e os demais gestores e professores presentes participaram da inauguração do pavilhão esportivo e cultural, composto por uma série de salas. Em seguida, no ginásio de esportes, houve apresentações culturais do Coral de Educação Infantil e do Grupo de Flauta do 4º e 5º anos, bem como o espetáculo “O circo lona verde: Um espetáculo para sorrir, repensar e transformar”. Trabalhos acadêmicos e artísticos de estudantes da EAUFPA estavam expostos no Salão Vermelho. A programação encerrou-se por volta do meio-dia.

Texto e fotos: Thaís Braga – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 26.03.2017 18:37