UFPA e CGU assinam convênio para monitoramento da qualidade da merenda

Representantes da Univesidade Federal do Pará (UFPA) e do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União (CGU) assinaram na última sexta-feira, dia 24, um acordo de cooperação para o projeto de extensão intitulado “Ouvidoria Ativa do Programa Nacional de Alimentação Escolar: Égua da Merenda, João!”, o qual visa avaliar a situação da merenda escolar oferecida na rede estadual de ensino, por meio da participação dos estudantes. O convênio foi celebrado com a apresentação dos primeiros resultados obtidos em 16 escolas da Região Metropolitana de Belém.

A cerimônia de assinatura de convênio teve a presença do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho; dos pró-reitores de Administração, João Cauby; e de Extensão, Nelson Souza Junior, da procuradora Fernanda Monte Santo; do diretor do ICSA, Carlos Alberto Batista Maciel; do representante da CGU, Fábio Braga; dos coordenadores do projeto de extensão, professora Lidiane Dias, da Faculdade de Ciências Contábeis (Facicon); e Marcelo de Paula (CGU); do diretor de projetos do Instituto Humânitas, Paulo Rezende, além de estudantes da UFPA e de escolas da rede pública do Estado que participaram das pesquisas. Durante a apresentação do projeto, os coordenadores Lidiane dias e Marcelo de Paula, destacaram alguns dados coletados durante um ano de pesquisa. De acordo com os pesquisadores, as escolas pesquisadas contam com mais de 16 mil alunos da rede pública e o levantamento revelou que mais de 88% das escolas não divulgam o cardápio. Em 38% das escolas, não foi servida a merenda.

O projeto de extensão teve início em 2016, mas de forma experimental, com a participação de 98 estudantes da UFPA na capacitação de alunos das escolas da rede estadual para o uso da ferramenta "Monitorando a Cidade&quot, um aplicativo que tem o objetivo de monitorar a merenda escolar servida. As informações coletadas foram encaminhados aos pesquisadores e fazem parte de um banco de dados.

“Esse processo de educação dos alunos (universitários), que por sua vez educa outros alunos (rede estadual), foi um dos grandes resultados que nós obtivemos nesta fase inicial do projeto. Também pudemos testar as nossas hipóteses sobre quais são os itens a serem avaliados e como devem ser avaliados. A partir desses resultados preliminares, vamos poder regular e corrigir algumas dúvidas que por ventura ocorreram na fase piloto sobre as informações que os alunos estão colhendo”, detalhou o diretor de projetos do Instituto Humânitas, Paulo Rezende, órgão parceiro do projeto Égua da Merenda, João!.

O reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, parabenizou a iniciativa dos órgãos envolvidos e a parceria com a Universidade que, segundo ele, é fundamental para o desenvolvimento das ações de ensino, pesquisa e extensão, as quais refletem diretamente na sociedade.

“É muito importante que o trabalho de pesquisa desenvolvido na UFPA alcance problemas do dia a dia da sociedade, gerando resultados que contribuam para a sua solução e para o aperfeiçoamemto de políticas públicas. Ações como a deste projeto alcançam diretamente os jovens que estão nas nossas escolas de educação básica”, enfatizou.

A aluna Anna Júlia da Silva Lustosa, da Escola Estadual Avertano Rocha, viu no projeto a oportunidade de melhorar a situação da merenda em sua escola. “Muitas vezes eu cheguei na escola e não havia merenda e quando havia, era insuficiente para atender a todos os alunos. Espero que esse projeto continue e que mais escolas possam sentir essa melhoria”, declarou.

Próximas ações do projeto – Segundo a coordenadora do projeto pela UFPA, Lidiane Dias, as coleta de dados serão retomadas este ano com maior abrangência. A proposta não será somente o levantamento de dados, mas apresentar sugestões de melhorias no fornecimento e na qualidade da merenda.

O auditor da CGU, Marcelo de Paula, disse que após a consolidação dos dados, a CGU irá concluir o relatório técnico detalhado das informações. Ele explica que nesse primeiro momento, por ser uma ação de ouvidoria, o órgão se propõe a atuar junto com o gestor do programa da merenda escolar no Estado na elaboração de um plano de ações de melhoria.

“Ao longo desse trabalho, que será feito duranto o ano, caso essas pendências não sejam solucionadas, iremos acionar os órgãos de atuação de controle, auditoria e fiscalização”, enfatizou.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes