Escola de Teatro e Dança inscreve para encontro da terceira idade

Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com o Centro da Terceira Idade Palácio Bolonha, abrirá inscrição no período de 27 de março a 10 de abril, para um encontro em que serão trabalhados exercícios corporais, vocais, técnicas de desinibição, integração e interpretação por meio de jogos dramáticos e jogos teatrais, dentro do Projeto de Extensão “Teatro, Memória, Música e Poesia na Melhor Idade”, idealizado, coordenado e dirigido pelo professor-mestre e diretor teatral Paulo Santana.

Teatro como recurso - O Projeto de Extensão “Teatro, Memória, Música e Poesia na Melhor Idade” tem como objetivo executar ações que trabalharão a linguagem teatral no terreno social e comunitário, para pessoas da melhor idade, sem a intenção de formar atores/artistas, mas sim utilizar o teatro como um recurso na compreensão das subjetividades dos idosos, a partir da encenação de suas lembranças, inventando uma maneira exemplar de falar sobre o passado, mostrando a importância da utilização da linguagem artística em trabalhos sociais, com o intuito de manter viva a memória e promovendo o bem- estar dos participantes em uma atividade lúdica e prazerosa, com resultado artístico em seu final.

O Teatro é atividade integrante do projeto, o qual foi planejado buscando uma intervenção sobre uma questão social atual, o aumento mundial da longevidade e, consequentemente, da população de idosos. Nesse contexto, surge uma nova demanda, a necessidade de se oferecer a essa população alternativas de atividades que impactem positivamente na qualidade de vida e na diminuição de demandas para o setor saúde. Assim surge a importância e o papel do teatro na terceira idade, como promotor de um estado de atividade individual em nível físico, mental e social que permita a manutenção da autovalorização do idoso. O teatro, espaço de representação, sentidos e expressões, passa a ser uma forma de recriação de vivências, de lembranças plenas e de significados, capaz de ser expressa de forma lúdica, fundamental para a autodeterminação de um grupo de idosos.

Na terceira idade, é muito comum desencadear o início de um fator chamado depressão, responsável por diversos problemas na vida do aposentado, como a perda da memória, desmotivação, desinteresse, apatia, embotamento afetivo, irritabilidade, falta de atenção e distúrbio psicomotor. Portanto os benefícios do fazer teatral é a melhora da memorização, da respiração facilitada, do aumento da autonomia do idoso, da elevação da autoestima, da melhora da voz ativa na família e entre os amigos, ajuda na conquista de espaço junto ao grupo e afastando, assim, o risco da depressão.

Nos encontros, serão trabalhados exercícios corporais, vocais, técnicas de desinibição, integração e interpretação por meio de jogos dramáticos e jogos teatrais. Os jogos e as improvisações teatrais irão desenvolver a criatividade, o raciocínio, a memória e a socialização. Nesse projeto, o grupo descobrirá suas potencialidades, expressará seus conteúdos de vidas, transmitirá suas histórias e ampliará sua leitura de realidade, com o intuito de ajudar o idoso a vencer os preconceitos.

Extensão - O projeto foi criado no ano de 2016 e já atendeu uma demanda de 30 idosos, ficando evidente a contribuição deste para a melhoria da qualidade de vida desta faixa etária, potencializando a sua emancipação.

Identificamos, ainda, um possível desenvolvimento deles por meio das práticas teatrais e buscamos efetivá-los, sendo esse o nosso desafio. O que se quer é a sensibilização das pessoas para com a terceira idade, e o teatro é, sem dúvida, visto de modo privilegiado, apresentando resultados no que diz respeito à memória dos idosos. Foi por meio da montagem do espetáculo “Colcha de Retalhos” que lhes deu utilidade e cooperação dentro do grupo que estavam inseridos, o que gerou a melhora de sua autoestima em decorrência da interação, também, com os outros participantes de cena, os professores e a plateia, ajudando a diminuir a solidão, comentou o idealizador do projeto, professor-mestre Paulo Santana.

Serviço:
Projeto de Extensão “Teatro, Memória, Música e Poesia na Melhor Idade
Período de Inscrição: 27 de março a 10 de abril de 2017.
Número de Vagas: 25 alunos.
Inicio das Aulas: 25 de abril de 2017
Encontros: Quarta e sexta-feira das 14 às 17 horas.
As aulas serão ministradas no Centro da Terceira Idade Palácio Bolonha, localizado na Avenida Governador José Malcher, 78, passagem Bolonha, no Bairro Nazaré, em Belém
Inscrição: Gratuita.
Mais informações pelos telefones: 98415-5202 (Coordenador) e 3083-3717 (Bolonha), horário comercial.

Texto e fotos: Ana Maria Castro - Assessora de Comunicação e Imprensa da ETDUFPA/ICA/UFPA

Publicado em: 27.03.2017 18:00